Elielton Lira de Oliveira, de 30 anos, é um paratleta de judô que representará o Amazonas nos Jogos Paralímpicos de 2024 na categoria J1 até 60 kg. Nascido na capital amazonense e criado no bairro do Tancredo Neves, na Zona Leste de Manaus, Elielton é atualmente o primeiro colocado no ranking brasileiro da categoria, e segundo no internacional.
O paratleta sofreu um acidente com arma de fogo aos 12 anos de idade e, como consequência, acabou ficando completamente cego. Buscando um novo recomeço, ele conheceu o judô sete anos depois, em 2014.
“Eu comecei no judô depois que uma moça que me viu competindo no jiu-jitsu e ela disse que eu tinha talento para o judô. Aí foi quando eu recebi essa proposta, comecei a treinar na Vila Olímpica, o professor viu que eu levava jeito para o judô e a gente começou a treinar durante a manhã”, comenta Elielton.
A, aproximadamente, duas semanas de estrear na sua primeira Paralimpíada, Elielton segue sua rotina de treinos na reta final de preparação. O paratleta apoiado pelo Governo do Amazonas realiza treinos técnicos na parte da manhã e, pela tarde, realiza exercícios mais intensos visando seu condicionamento físico.