O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Wlamir Motta Campos, esteve em Manaus, nesta semana, para participar do Fórum Estadual de Formação Esportiva – Amazonas, realizado pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), no último dia 22, no Centro de convenções Vasco Vasques, e aproveitou para fazer um apelo pela reforma da pista de atletismo da Vila Olímpica de Manaus.
Durante o evento, Wlamir discursou sobre a integração dos clubes no CBC, principalmente para fomentar novos talentos, e, nesse momento, falou aos presentes sobre a necessidade da pista da Vila Olímpica ser renovada, acrescentando que “a pista tem valor histórico e é fundamental tanto para a formação de novos talentos, quanto para a realização de competições”.
Nesse sentido, Wlamir frizou que seu objetivo é trazer competições nacionais e até internacionais para Manaus, como Campeonatos Brasileiros.
A professora de educação física e ex-presidente da Federação Amazonense de Atletismo, Marleide Borges, disse que a fala do presidente, apesar de ter sido apenas para os expectadores, pois as autoridades da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (SEDEL) já não estavam presentes, foi de grande importância.
Marleide conta que já havia conversado com o presidente sobre a situação da pista. “Falamos tempos atrás que a pista havia sido reformada e que se acabou muito rápido, devido à má colocação dos tapetes, feita na época de chuva, e ele, no fórum, disse que têm interesse em trazer eventos para nosso Estado, mas nossa pista não está servindo mais nem para treinamentos, então o presidente pediu essa reforma, pois viu os muitos resultados que o atletismo do Amazonas trouxe nos últimos 10 anos”, ressalta.
Para ela, a força do presidente da Confederação Brasileira de atletismo, somada a de outras autoridades da modalidade, a favor do atletismo amazonense “traz esperança de que o Amazonas consiga essa pista. É o que a gente mais deseja”, completa.
Sobre o Fórum
A realização do Fórum foi promovida através da parceria entre o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC, Governo do Amazonas, e o Arts Gym Club, com o objetivo de fomentar o debate sobre a formação de atletas e o desenvolvimento do esporte de base no país.
O evento contou com a presença de nomes vitoriosos do esporte brasileiro, como Lars Grael (vela), Magic Paula (basquete) e André Heller (vôlei), embaixadores do CBC.
Referências em suas modalidades, eles compartilharam experiências no esporte e trataram sobre a importância da formação esportiva estruturada e da valorização de profissionais qualificados.
Além deles, também estiveram presentes o presidente do CBC, Paulo Germano Maciel, e o gerente de Esportes e Relações Institucionais do CBC, Emerson Luiz Appel, que apresentaram o Programa de Formação de Atletas (PFA) e as oportunidades oferecidas aos Clubes de todo o país.
Durante a abertura do evento, o secretário de Estado do Desporto e Lazer do Amazonas, Diego Américo, falou sobre a relevância do Fórum para propor uma política esportiva mais consistente no Estado:
“O Amazonas tem investido cada vez mais na base e na qualificação dos profissionais que atuam com nossos jovens atletas. Esse Fórum é um passo importante na construção de um futuro mais promissor para o esporte regional.”

