window.googletag = window.googletag || {cmd: []}; googletag.cmd.push(function() { googletag.defineSlot('/194553192/pmm_portaldomoraes', [[1, 1], [1140, 200], [300, 250], [970, 150], [300, 300], [1024, 100], [680, 180], [750, 200], [900, 100], [300, 600], [798, 136], [1000, 255]], 'gpt-passback').addService(googletag.pubads()); googletag.enableServices(); googletag.display('gpt-passback'); });

O vereador Peixoto (Agir) participou, nesta sexta-feira (29/09), da entrega de 20 embarcações, tipo bote, e de 60 motores que a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), realizou para beneficiar moradores das comunidades rurais ribeirinhas, localizadas no entorno da capital.

Os materiais tem como objetivo auxiliar os moradores dessas regiões que estão vivendo uma das maiores estiagens já registrada em nosso estado. Os itens doados são, especialmente, para atender as necessidades dos empreendedores rurais das comunidades que vivem em áreas próximas a rios.

Durante a cerimônia, o vereador fez questão de lembrar que esta entrega mostra comprometimento da Prefeitura de Manaus com a população ribeirinha. Peixoto destacou a ação que classificou como histórica.

“Temos aqui diversas lideranças das comunidades ribeirinhas do município e que hoje tem dificuldade de chegar na sua comunidade por causa da seca. Essas embarcações, com esses motores, vão levar um alento e vão garantir o direito de ir e vir da nossa população ribeirinha. Como membro da Comissão de Agricultura e Política Rural, recebo, todos os dias, demandas dessas comunidades e posso dizer que hoje é um dia histórico.”, enfatizou o parlamentar.

Na última quinta-feira (28/09), a Prefeitura de Manaus decretou, por 90 dias, situação de emergência no município, por conta da estiagem. Com a entrega dos botes e motores, Peixoto acredita que os produtores rurais da zona ribeirinha terão a chance de dar segmento em suas produções.

“Além dos moradores em geral, que necessitam vir a Manaus, por diversos assuntos, nessas comunidades existem produtores rurais que tem a necessidade de escoar os seus produtos e que com a seca do rio seriam prejudicados. Muitos deles ficam no interior das comunidades, o que significa que o acesso é ainda mais difícil. Esses botes e rabetas são fundamentais nesse período pois são o tipo de embarcação que ainda consegue navegar com um nível de água mais baixo”, explicou.

O parlamentar também destacou que o Executivo Municipal vem se mostrando parceiro das zonas rurais terrestres e ribeirinhas da cidade e relembrou outras ações que a atual gestão executou em prol dessa população.

“A gestão do prefeito David Almeida, e isso tem que ficar registrado, levou a luz de led para as comunidades rurais, com o programa Ilumina Manaus Rural. Pela primeira vez uma máquina entrou no Ramal da Cooperativa, até a Comunidade de Fátima, porque antes só iam até o Conselhão e depois voltavam. Agora entraram e fizeram todas as melhorias de infraestrutura das vias. Ainda não tinha visto um prefeito com o olhar sensível, com olhar de atenção e carinho com as comunidades rurais do município”, finalizou Peixoto.

Texto: Carina Amazona – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Emerson Olliver

Share.

Comments are closed.

Exit mobile version