Por medidas ambientais, a Espanha deve passar por uma mudança drástica nos próximos oito anos e os gramados sintéticos em campos de futebol deverão ser proibidos.
Segundo informações do Diário Olé, a ordem ainda será oficializada pela Comissão Europeia. Caso a proibição seja decretada, as instalações de futebol espanholas terão até oito anos para se livrar da grama artificial no estádios.
A decisão foi tomada após estudo que revelou a quantidade de microplásticos liberados por este tipo de instalação nos campos de futebol, aumentando os níveis de contaminação de plástico no meio ambiente.
Vantagens do gramado sintético
Popularizado entre os clubes, principalmente pelo baixo custo de manutenção, a grama artificial tem se tornado uma solução comum para clubes de futebol, até mesmo no Brasil.
Além da vantagem financeira, o pasto sintético pode ser uma solução em face de mudanças climáticas recorrentes, que prejudicam a qualidade do campo.
Uma das possíveis soluções para o problema é adoção do gramado híbrido, já aderido por times como o Real Madrid e o Barcelona, Espanha, e do Corinthians, no Brasil.
Fonte: Metrópoles
Foto: Reprodução