window.googletag = window.googletag || {cmd: []}; googletag.cmd.push(function() { googletag.defineSlot('/194553192/pmm_portaldomoraes', [[1, 1], [1140, 200], [300, 250], [970, 150], [300, 300], [1024, 100], [680, 180], [750, 200], [900, 100], [300, 600], [798, 136], [1000, 255]], 'gpt-passback').addService(googletag.pubads()); googletag.enableServices(); googletag.display('gpt-passback'); });

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) teve uma redução de aproximadamente 92% na fila de espera para realização de exames veiculares, entre o período de junho de 2021 a julho de 2023. O tempo de espera que anteriormente era de 90 dias passou para sete dias.

Segundo o gerente do Complexo de Exames de Direção Veicular (CEDV), Ednilson César, devido à pandemia, houve a necessidade de se reduzir o acúmulo das solicitações. Diante desse cenário, algumas estratégias foram adotadas pela instituição, como a realização de mutirões de exames e mudanças referentes ao processo de agendamento.

De acordo com o diretor-presidente do Detran Amazonas, Rodrigo de Sá, essa redução de tempo é reflexo do empenho da instituição em oferecer à população serviços de qualidade. “Esse resultado só foi possível graças ao empenho dos servidores e, claro, à tecnologia implementada ao longo dos últimos anos. Tivemos a questão pandêmica, mas, agora, conseguimos regularizar e reduzir a espera nos testes veiculares. O nosso objetivo é esse, sempre oferecer o melhor ao cidadão”, comentou.

Rodrigo salientou, ainda, que com a reta final do primeiro concurso público da instituição, em 50 anos, esse prazo deve ser menor ainda, tendo em vista que o certame contemplou o cargo de examinador de trânsito. “A partir do momento que esses servidores forem empossados, certamente esse prazo de sete dias deve diminuir, dando ainda mais celeridade no processo”, frisou.

O gerente do CEDV acrescenta que uma dessas mudanças foi remanejar os faltosos para o fim da fila de espera. “Com esse conjunto de ações, conseguimos alcançar esse patamar expressivo de redução. Esse já é o menor tempo de espera alcançado pelo Detran-AM até o momento”, disse Ednilson, acrescentando que também foram realizados mutirões, no Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo), para que esse tempo de espera fosse regularizado.

Os exames veiculares são obrigatórios para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em todas as categorias. O Detran Amazonas disponibiliza, semanalmente, 1.250 atendimentos para a categoria “A”, 1.800 para a categoria “B”, 60 para a categoria “D” e 30 para a categoria “E”.

Atualmente, os exames ocorrem em dois locais fixos sendo um deles localizado na antiga sede da instituição, na avenida Mario Ypiranga, no bairro Parque Dez, zona centro-sul, e outro na avenida José Henrique Bentes Rodrigues, bairro Colônia Terra Nova, zona norte da capital.

Para solicitar o exame veicular, o usuário deve fazer o agendamento por meio do portal “Detran Digital”, no site www.detran.am.gov.br. O horário de realização dos exames é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

FOTOS: Isaque Ramos/Detran-AM

Share.

Comments are closed.

Exit mobile version