Notificações sonoras e visuais avisarão a população sobre riscos de desastres naturais sem necessidade de cadastro
Manaus – Quem recebeu um alerta sonoro e visual no celular, na tarde deste sábado (20), presenciou o primeiro teste do sistema nacional “Defesa Civil Alerta” na capital amazonense. A ferramenta, em fase de implantação na região Norte, tem como objetivo avisar a população, em tempo real, sobre riscos iminentes de desastres naturais, como alagamentos, enchentes, deslizamentos e vendavais.
Desenvolvido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em parceria com o Ministério das Comunicações (MCom), o sistema estreou em Manaus, primeira capital da região a receber a novidade.
As notificações chegam a celulares Android e iOS fabricados a partir de 2020, com conexão 4G ou 5G, mesmo que o aparelho esteja em modo silencioso.
De acordo com Lima Júnior, secretário-executivo de Defesa Civil de Manaus, o teste foi apenas uma simulação e não há motivo para preocupação.
O “Defesa Civil Alerta” funcionará como complemento a outros canais de comunicação já existentes, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts. Sua vantagem é não exigir nenhum tipo de cadastro para começar a funcionar.
Durante a operação plena, o sistema emitirá dois tipos de notificação:
- Alerta Extremo – acionado em situações críticas que exigem evacuação imediata. O aviso terá som semelhante a uma sirene, audível mesmo em modo silencioso.
- Alerta Severo – indica uma ameaça com menor urgência, emitido com um beep mais discreto. Nesse caso, a população deve se preparar para uma possível evacuação em até duas horas.