A Apple fez uma atualização de emergência no sistema operacional iOS 16.6.1, para iPhone e iPad, contra uma ameaça de invasão remota dos dispositivos por um “software espião”, o Pegasus.
A companhia recebeu um alerta da empresa israelense NSO Group sobre os riscos de uma possível invasão do Pegasus em aparelhos da Apple, de acordo com informações publicadas nesta sexta-feira (8/9) pelo jornal Financial Times.
O NSO Group é uma empresa de cibersegurança focada no combate a ações de espionagem e terrorismo em plataformas digitais.
“Para proteção dos nossos clientes, a Apple não divulga, discute ou confirma problemas de segurança até que uma investigação tenha ocorrido e correções ou versões estejam disponíveis”, informou o gigante de tecnologia em mensagem publicada em seu site na quinta-feira (7/9).
No comunicado em que anuncia a atualização do sistema operacional, a Apple informa que o iOS 16.6.1 está disponível para iPhone a partir da geração 8. Modelos anteriores não receberão as correções.
Em relação aos tablets, a atualização se aplica a todos os modelos do iPad, ao iPad Air a partir da 3ª geração e ao iPad e iPad mini a partir da 5ª geração. Segundo a Apple, as correções foram feitas no componente ImageIO e no aplicativo Wallet (“carteira”, em inglês), que armazena dados de cartões e permite pagamentos por aproximação.
No ImageIO, diz a Apple, a atulização impede “o processamento de uma imagem criada com códigos maliciosos”. Já no Wallet, as correções evitam que um arquivo “anexo criado com códigos maliciosos resulte na execução arbitrária de código”.
Para instalar a atualização, os usuários devem acessar os ícones Ajustes, Geral e Atualização de Software. Para concluir o processo, o iPhone ou iPad tem de estar com pelo menos 50% da bateria carregada e conectado à internet.
Fonte: Metrópoles
Foto: Reprodução