Integrantes do Comitê Amazonas de Combate à Corrupção discutem com presidente da Comissão de Ética sobre o pedido de cassação do vereador Rosinaldo Bual
O presidente da Comissão de Ética da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Joelson Silva (Avante), recebeu nesta quinta-feira (23) cinco integrantes do Comitê Amazonas de Combate à Corrupção para tratar sobre o pedido de cassação do mandato do vereador Rosinaldo Bual (Agir).
O pedido foi protocolado no dia 6 de outubro, endereçado ao presidente da Casa Legislativa, David Reis (Avante), e assinado por advogados e cidadãos manauaras, membros da coordenação do Comitê.
A representação se baseia na investigação conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Amazonas (MPAM), que resultou na prisão preventiva do parlamentar e de sua chefe de gabinete, no dia 3 de outubro.
Ambos são suspeitos de participar de um esquema de “rachadinha”, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro. De acordo com a investigação, o vereador teria utilizado seu mandato e a estrutura da Câmara para manter um esquema de devolução de parte dos salários de assessores comissionados.
Durante o cumprimento dos mandados judiciais, o GAECO apreendeu grande quantia em dinheiro vivo, cheques e armas de fogo em endereços ligados ao vereador, incluindo o próprio gabinete parlamentar.


