window.googletag = window.googletag || {cmd: []}; googletag.cmd.push(function() { googletag.defineSlot('/194553192/pmm_portaldomoraes', [[1, 1], [1140, 200], [300, 250], [970, 150], [300, 300], [1024, 100], [680, 180], [750, 200], [900, 100], [300, 600], [798, 136], [1000, 255]], 'gpt-passback').addService(googletag.pubads()); googletag.enableServices(); googletag.display('gpt-passback'); });

O Balaio da Oxum consistirá em três momentos, iniciando às 16h, com uma marcha contra a intolerância religiosa e a favor da vida, que percorrerá o entorno do Complexo Turístico Ponta Negra. Após a caminhada, um ato religioso será realizado no calçadão, e, logo depois, acontece a apresentação de atrações artísticas como Maracatu Pedra Encantada, Maracatu Baque Mulher, Maracatu Eco da Sacopemba, Grupo Papo de Preto, Mulheres de Rima e Embalo da Toada.

Segundo uma das coordenadoras do evento, a Iyalorixá Flor de Navê, o Balaio da Oxum e a caminhada são uns dos maiores pontos para o diálogo inter-religioso. “O objetivo do evento é promover as ações sociais contra todas as formas de violência, intolerâncias e racismos. De mãos dadas, vamos lutar em prol da liberdade religiosa. A intolerância, assim como o racismo, é um fenômeno social construído com o objetivo de cercear os direitos do outro. Esta é a finalidade do Balaio da Oxum: pedir a paz e o amor entre as religiões contra a intolerância religiosa, promover a cultura do respeito, tolerância e do diálogo entre iguais no direito a professar a sua fé e crença religiosa, notadamente quando negros e adeptos de religiões de matrizes africanas são alvo dos maiores preconceitos e discriminações”, afirmou a Mãe Flor.

“Convidamos a todos, vestidos de branco, para marcharem a fim de denunciar as agressões motivadas pela intolerância religiosa. Será um grande alegria contar com a presença de todos para a realização deste ato de resistência. Seguimos caminhando para a paz”, completou, convidando o público a participar do evento.

Sincretismo e festejo

No Brasil, cada orixá está associado a um santo da Igreja Católica, numa prática que ficou conhecida por sincretismo religioso. No catolicismo, Oxum é sincretizada como Nossa Senhora da Conceição, cuja data é celebrada em 8 de dezembro, e é considerada padroeira de Manaus e do Amazonas. Na umbanda, Oxum é a deusa do amor, orixá das águas, que mantém em equilíbrio as emoções da fecundidade e da natureza, mãe gentil dos povos antigos e dos novos. É ela que renova e intercede em todas as situações.

SERVIÇO

O que: Balaio da Oxum

Quando: Quinta-Feira, 8/12

Horário: 16h

Onde: Complexo Turístico da Ponta Negra, zona Oeste

Quanto: Gratuito

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version