Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » Soluções integradas otimizam gestão e segurança de concessionárias de veículos
    Notícias Corporativas

    Soluções integradas otimizam gestão e segurança de concessionárias de veículos

    GUILHERME MORAESBy GUILHERME MORAES30 de agosto de 2023Updated:4 de setembro de 2023Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Soluções integradas otimizam gestão e segurança de concessionárias de veículos
    Soluções integradas otimizam gestão e segurança de concessionárias de veículos
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Publicidade

    O segmento de segurança eletrônica tem evoluído e vem acompanhando as demandas e tendências dos principais mercados do Brasil. O setor de veículos novos está entre eles, especialmente pelo  constante crescimento da categoria. A previsão da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) é que as vendas de carros, veículos comerciais leves, caminhões e ônibus novos aumentem 3% em 2023, chegando a 2,168 milhões de unidades.

    Neste sentido, concessionárias de veículos, principal ponte entre a indústria e o consumidor, vêm reformulando seus modelos de negócios e apoiando nesse crescimento do setor – que embora pareça pequeno, é significativo para um período pós-pandemia.

    O advento dos carros elétricos, movidos a hidrogênio verde e autônomos está entre os fatores que têm influenciado algumas mudanças nas revendedoras de veículos novos, mas não é só isso. Uma análise de Orlando Merluzzi, da MA8 Consulting Group, apontou que as redes de concessionárias estão passando por uma fase de transição, com evolução na forma de se relacionar com fornecedores e consumidores – o formato de atendimento e vendas está mudando e caminha lado a lado com sustentabilidade, segurança e tecnologia.

    Visão computacional na eficiência e segurança operacional

    Com um consumidor cada vez mais exigente, a segurança e a experiência do cliente somam pontos no momento da decisão de compra, fundamental para os resultados das vendas nas concessionárias. Soluções tecnológicas inteligentes encontram nessas necessidades algumas oportunidades.

    O videomonitoramento inteligente, que já é aplicado para prover segurança em empresas de diversos setores, também fornece soluções voltadas especialmente para as concessionárias de veículos. “Existem hoje diversas inovações em videomonitoramento que podem ser utilizadas não somente para proteção de patrimônios e pessoas, mas também para apoiar a gestão de vendas e melhorar a percepção dos clientes sobre os produtos ofertados”, destaca Mário Tranche, líder do time comercial e de engenharia de soluções da Avantia, empresa de tecnologia para segurança.

    São inúmeras as tecnologias para videomonitoramento inteligente que podem ser aplicadas às concessionárias para detecção automática de eventos específicos. A inteligência artificial em câmeras de videomonitoramento pode ajudar, por exemplo, desde o controle da operação até na segurança das revendedoras.

    No apoio à gestão de vendas, é possível identificar, com monitoramento inteligente, o tempo de espera, a área mais movimentada da concessionária e até fazer um mapa de fluxo, possibilitando entender as preferências de movimentação dos clientes dentro da revendedora.

    Já para as atividades de segurança, há um portfólio de aplicações de IA de vídeo especialmente desenvolvidos, sendo capazes de gerar alertas para a equipe de monitoramento sempre que ocorrências específicas são detectadas.  As soluções vão desde porte de arma de fogo e tempo de permanência, até mesmo movimentações suspeitas nos arredores das lojas.

    Isso tudo é possível graças à coleta de dados das imagens geradas pelas câmeras, que são analisadas de forma inteligente por meio de visão computacional. Esses tipos de analíticos podem ser, inclusive, aplicados em um parque de câmeras analógicas através do software que funciona por uma nuvem, transformando câmeras comuns em inteligentes. Soluções como essa otimizam os recursos existentes e agregam valor aos equipamentos.

    Marketing personalizado para conversão em vendas

    Outra solução que já existe para melhorar a performance de concessionárias são os sistemas de imagem integrados a painéis de LED e à rede wi-fi. Esse tipo de tecnologia consegue apoiar decisões que envolvem diretamente as vendas e a comunicação com clientes, melhorando a experiência do consumidor.

    Exemplo disso são os painéis de LED de ultra definição, um recurso substitutivo ou complementar à comunicação visual estática, que proporciona uma experiência imersiva aos clientes, com finalidade estratégica para os negócios.

    “Há equipamentos que possibilitam a integração de lojas, como no caso de redes de concessionárias, com foco em otimizar as estratégias de marketing, possibilitando a personalização das entregas para cada localidade e perfil de clientes”, ressalta Tranche.

    Redes wi-fi também podem ser utilizadas em projetos desse mercado. A ideia é usar a rede sem fio como um meio de gestão de dados que permite entender o comportamento do cliente e, por meio desta análise, entregar comunicações mais direcionadas – dentro e fora das concessionárias.

    “Utilizar a infraestrutura das comunicações sem fio é parte fundamental do projeto para entender o comportamento de clientes, como, por exemplo, a frequência ou a permanência nas lojas, a visita em mais de uma loja, indicativos que podem ajudar a entender a real intenção do consumidor e quais fatores podem ser essenciais para converter o interesse em venda”, revela o executivo.

    Vale destacar que soluções que utilizam wi-fi devem fazer uso de redes homologadas e que seguem em compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados, n° 13.709/2018, promulgada para proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e a livre formação da personalidade de cada indivíduo.

    A Avantia, empresa de segurança eletrônica, conta com um braço independente para soluções digitais, a WeSafer, que atua com desenvolvimento próprio de tecnologias com Inteligência Artificial.

    Economia ENGENHARIA INDÚSTRIAS NEGÓCIOS TECNOLOGIA
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    GUILHERME MORAES
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Related Posts

    Entenda como fica o IOF após derrubada de decreto

    28 de junho de 2025

    Pix Automático começa a funcionar nesta segunda (16); veja como usar

    16 de junho de 2025

    Petrobras reduz preço da gasolina para as distribuidoras

    2 de junho de 2025

    Comments are closed.

    Últimas notícias
    • Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 45 milhões 28 de junho de 2025
    • Entenda como fica o IOF após derrubada de decreto 28 de junho de 2025
    • Ancestralidade preta x raiz popular: veja o que Caprichoso e Garantido apresentam na 2ª noite do Festival de Parintins 28 de junho de 2025
    • Senador Eduardo Braga prestigia Festival de Parintins ao lado da família e recebe lideranças nacionais 28 de junho de 2025
    • EUA optam por não usar bomba antibunker em instalação nuclear iraniana altamente protegida 28 de junho de 2025

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2025 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.