Manaus está preparada para receber o sinal de internet 5G na faixa de 3,5 gigahertz (GHz), conforme as prestadoras Claro, Tim e Vivo. No entanto, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a ativação do serviço deve acontecer de forma gradativa a partir desta quinta-feira (6), quando as empresas iniciam o processo de licenciamento das estaçõesTecnologia
O conselheiro da Anatel, Moisés Moreira, explicou que os processos de licenciamento estão sendo instruídos pela autarquia para emissão dos boletos bancários, que deve ocorrer a partir das 14h desta quinta. Assim que houver a compensação do pagamento, as estações poderão ser ativadas.
“As operadoras solicitam da Anatel a autorização para ligar as antenas, os processos são analisados e se tiverem todos em ordem, são emitidos boletos que serão pagos e assim que ocorrer a compensação, as empresas podem ligar essas antenas”, disse.
A Anatel informou que está realizando uma força-tarefa para atender as demandas em até em 2 dias.
“É um processo gradativo que começa nesta quinta. Nem todas as solicitações dessas antenas serão analisadas no mesmo dia. Então levarão um tempo para que esses números de solicitações feitas pela empresas sejam todas aprovadas”, pontuou Moisés.
Ainda conforme a Anatel, provavelmente as empresas terão concluído o processo de licenciamento no dia 7, mas as operadoras têm até o dia 28 de novembro para estarem com todas as antenas em funcionamento. E, ainda, de acordo com a autarquia, “essa data permanece inalterada”.
Além da capital amazonense, Belém, Macapá, Porto Velho e Rio Branco também poderão ativar o sinal da quinta geração de internet móvel na mesma data, dentro dos mesmos procedimentos.
Com a chegada da tecnologia nas cinco cidades, o Brasil completará a disponibilização do sinal em todas as capitais brasileiras. Brasília foi a primeira cidade do país a receber o sinal 5G, no início de julho.