O senador Omar Aziz (PSD-AM) criticou duramente, durante sessão no Senado, os vetos presidenciais que impedem a recuperação da BR-319, rodovia estratégica que liga o Amazonas e Roraima ao restante do país. Aziz apelou ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para que os vetos sejam pautados e apreciados com celeridade assim que chegarem ao Congresso Nacional.
O parlamentar afirmou que a decisão do governo federal de vetar emendas que autorizavam, entre outras medidas, a repavimentação da BR-319 “não se sustenta tecnicamente nem ambientalmente”. Segundo ele, havia um consenso com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, sobre a viabilidade da obra, o que torna a decisão do veto “inadmissível”.
“Quem trabalha contra o Brasil, dentro ou fora do governo, age como antipatriota. É inaceitável que dois estados, Amazonas e Roraima, permaneçam isolados do restante do país”, declarou Aziz, criticando ainda aqueles que, segundo ele, priorizam interesses externos em detrimento do desenvolvimento nacional.
Omar Aziz anunciou que fará um apelo formal para que o Senado paute os vetos no prazo máximo de 24 horas após o recebimento, em análise conjunta com a Câmara dos Deputados. O senador defende a derrubada dos vetos que prejudiquem o avanço do país e a manutenção apenas daqueles considerados justos.
“O Senado e a Câmara não podem ser subservientes a interesses alheios ao Brasil. É urgente que façamos essa análise com responsabilidade e rapidez”, concluiu.