Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » Rompimento entre Musk e Trump ameaça império empresarial do bilionário
    Mundo

    Rompimento entre Musk e Trump ameaça império empresarial do bilionário

    Alex cruzBy Alex cruz6 de junho de 2025Nenhum comentário5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Publicidade

    Briga pública entre Elon Musk e Donald Trump pode prejudicar Tesla e outras empresas do empresário que dependem de contratos governamentais

    A decisão de Elon Musk de apoiar totalmente Donald Trump nunca fez muito sentido. Sua abordagem devastadora para romper com Trump é ainda mais difícil de compreender.

    Como um aliado próximo de Trump, as ações de Musk inevitavelmente afetaram a Tesla – a maior parte de seu império empresarial e fabricante de um dos itens mais visíveis e caros que os americanos podem comprar: veículos elétricos.

    Primeiro, Musk afastou os principais clientes da Tesla, os democratas da costa, ao investir dinheiro e usar sua influência para ajudar Trump a retornar à Casa Branca. Depois, ele atacou duramente a força de trabalho federal.

    Trump confirmou que o relacionamento deles azedou, com Musk criticando repetidamente o amplo projeto de lei da agenda doméstica do presidente nos últimos dias e uma briga pública nas redes sociais na quinta-feira. Agora, a guerra de palavras de Musk com o presidente corre o risco de afastar os mesmos eleitores de Trump que poderiam considerar comprar um Tesla até esta semana.

    Além disso, as ambições da Tesla para veículos autônomos exigem aprovação governamental, algo que não parece mais garantido em meio à disputa Musk-Trump.

    Outros negócios de Musk, como a SpaceX, são construídos sobre contratos governamentais – contratos que Trump não perdeu tempo em ameaçar na quinta-feira.

    Os últimos 12 meses – com Musk se unindo à polarizante marca Trump e depois rompendo com ele – parecem um exemplo clássico do que um CEO não deve fazer, especialmente um CEO voltado para o consumidor.

    “É um tanto intrigante que Musk esteja se tornando tão negativamente rebelde em relação a Trump tão rapidamente. É um caminho potencialmente muito perigoso”, disse Dan Ives, analista sênior de pesquisa de ações da Wedbush Securities e um antigo otimista da Tesla, em entrevista por telefone à CNN na quinta-feira.

    O rompimento entre Musk e Trump, que se desenrola nas respectivas plataformas de mídia social dos bilionários, foi ao mesmo tempo totalmente previsível e ainda assim chocante.

    Depois que Musk criticou o projeto de lei de Trump como uma “abominação nojenta” no início desta semana, Trump sugeriu que Musk tem “síndrome de transtorno Trump”. Musk respondeu questionando a capacidade política de Trump, dizendo: “Sem mim, Trump teria perdido a eleição”.

    Enquanto duas das pessoas mais poderosas do mundo continuavam trocando farpas públicas, as ações da Tesla caíam cada vez mais.

    As ações da Tesla (TSLA) despencaram 14% na quinta-feira enquanto o bromance entre Trump e Musk implodiu diante do mundo inteiro. A venda apagou cerca de US$ 152 bilhões do valor de mercado da Tesla e US$ 34 bilhões do patrimônio líquido de Musk, segundo o Índice de Bilionários Bloomberg.

    Primeiro, o fato de Musk enfrentar o presidente tão publicamente poderia reduzir ainda mais a base de clientes da montadora ao irritar os apoiadores de Trump.

    “Você pode acabar alienando os dois lados do corredor no curso de apenas alguns meses. Quando você é uma empresa voltada para o consumidor, isso é o oposto do que você quer fazer”, disse Ives.

    Em segundo lugar, a Tesla depende do governo federal para créditos fiscais e para aprovação de sua controversa tecnologia de direção totalmente autônoma, uma luz verde que os investidores esperavam após a eleição. A Neuralink, startup de chips cerebrais de Musk, também depende da aprovação do FDA.

    No quadro geral, o governo Trump ajudará a definir o cenário regulatório para veículos autônomos, sem mencionar a inteligência artificial e outras prioridades de Musk. E o presidente não tem sido tímido em flexionar o poder do governo federal para prejudicar seus oponentes.

    “Você quer Trump amigável na caixa de areia. Você não quer Trump do seu lado ruim”, disse Ives.

    Bill George, pesquisador executivo da Harvard Business School e ex-CEO da empresa de tecnologia em saúde Medtronic, descreveu a recente briga como um “rompimento brutal”.

    “Nunca entre em guerra com o presidente dos Estados Unidos”, disse ele. “Haverá muito dano colateral ao seu negócio”.

    “A maneira mais fácil de economizar dinheiro em nosso Orçamento, Bilhões e Bilhões de Dólares, é encerrar os Subsídios e Contratos Governamentais de Elon”, postou Trump em sua plataforma de mídia social, Truth Social. “Sempre me surpreendeu que Biden não tenha feito isso!”

    A SpaceX, empresa espacial privada de Musk, depende fortemente de contratos federais, especialmente da NASA. O serviço de internet via satélite Starlink da SpaceX recentemente ganhou negócios da Administração Federal de Aviação para ajudar a agência a atualizar as redes usadas para gerenciar o espaço aéreo dos EUA.

    Jeffrey Sonnenfeld, fundador do Yale Chief Executive Leadership Institute, disse que a lição não é sobre CEOs assumindo posições políticas.

    “A lição aqui é que não há honra entre ladrões. Estes são dois chefes da máfia que seguiram caminhos diferentes. E agora eles vão derrubar um ao outro”, disse Sonnenfeld à CNN.

    George, da Harvard Business School, observou que Musk e Trump estavam agindo como “melhores amigos” apenas dias antes.

    “A lição aqui é que você pode trabalhar no governo ou administrar seu negócio”, disse George. “Mas não pode fazer ambos.”

    Informações: Cnn Brasil

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Alex cruz
    • Website

    Related Posts

    Israel atacou 150 alvos no Irã durante a noite, diz oficial do Exército

    14 de junho de 2025

    Irã afirma que abateu dois aviões israelenses no espaço aéreo iraniano

    13 de junho de 2025

    Veja foto do sobrevivente da queda de avião na Índia

    12 de junho de 2025

    Comments are closed.

    Últimas notícias
    • Vídeo: Macaco é resgatado após ingerir bebida alcoólica de oferenda e ficar desorientado 17 de junho de 2025
    • CPMI das fraudes no INSS tem dia decisivo nesta terça-feira com Omar Aziz indicado à presidência 17 de junho de 2025
    • Noivo de Juliette é internado às pressas e preocupa fãs; saiba motivo 17 de junho de 2025
    • Sistema prisional reforça segurança e abate 25 drones com cargas ilícitas 17 de junho de 2025
    • Flamengo vence o Espérance e termina primeira rodada da Copa do Mundo de Clubes como líder do Grupo D 17 de junho de 2025

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2025 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.