Acidente com homem que mexia de maneira clandestina em poste traz alerta sobre os riscos dos ‘gatos’
Um grave acidente envolvendo um homem que mexia de maneira ilegal na rede elétrica, na última terça-feira (22), no bairro Lago Azul, zona norte de Manaus, acendeu o alerta para o risco de acidentes fatais, que aumenta com prática das ligações clandestinas, os chamados ‘gatos’. O Estado é um dos que mais tem casos deste tipo.
Uma das principais ameaças decorrentes desse tipo de ação é o perigo iminente de choques elétricos, que podem resultar em graves ferimentos e até mesmo em mortes. A manipulação inadequada dos cabos, a falta de isolamento apropriado e a exposição a tensões altíssimas tornam a rede elétrica um verdadeiro ‘campo minado’ para aqueles que se arriscam na prática.
Além do risco de acidentes fatais, as ligações clandestinas também podem causar incêndios e curto-circuitos. Ao ignorar as normas de segurança e efetuar as ligações de forma irregular, as pessoas estão submetendo suas próprias vidas e as de suas comunidades a uma ameaça.
A Amazonas Energia tem trabalhado em constantes campanhas de conscientização contra os gatos, reiterando que a operação na rede elétrica sem a devida qualificação pode ter consequências desastrosas.
Em suas campanhas, a concessionária também tem abordado as consequências econômicas. Quem acaba pagando a conta são os consumidores honestos, que sofrem com as altas dos preços e são penalizados pelas ações ilícitas daqueles que tentam obter energia elétrica de maneira fraudulenta.
Diante dessa realidade, a Amazonas Energia tem intensificado as ações de fiscalização em parceria com a Polícia Civil e neste ano já identificou tanto residências quanto grandes empresas com ligações clandestinas. Para a concessionária, se faz urgente o combate a essa prática perigosa, sobretudo os riscos à população envolvida nesses atos ilegais.