Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » Plataformas terão que detalhar ações para coibir perfis que incitam a violência
    Brasil

    Plataformas terão que detalhar ações para coibir perfis que incitam a violência

    GUILHERME MORAESBy GUILHERME MORAES14 de abril de 2023Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Publicidade

    As plataformas que administram redes sociais terão até 72 horas para esclarecer, ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, as medidas que vêm adotando para restringir conteúdos de ódio, que incitem violência contra instituições de ensino. As primeiras notificações foram emitidas ontem e o prazo começa a contar a partir do recebimento da notificação. Em caso de descumprimento, a rede corre o risco de ser impedida de funcionar.

    A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que integra a estrutura do Ministério da Justiça e Segurança Pública, querem que as plataformas relatem o que têm feito para monitorar, limitar e restringir conteúdos que incitem a violência contra escolas e estudantes. A notificação salienta que as redes sociais não “são simples exibidoras de conteúdos” e funcionam como mediadoras do que será exibido aos usuários — a “interferência no fluxo informacional” faz parte do modelo de negócio, como observa o documento.

    Segundo o secretário Wadih Damous, que assina as notificações remetidas, “estamos notificando as plataformas para que nos informem que medidas irão tomar para impedir a disseminação de desinformação, de discurso de ódio e, constatada a existência de publicações neste sentido, vamos determinar que essas publicações sejam retiradas”. Damous salienta, ainda, que não podemos aceitar que em uma suposta liberdade de expressão se dissemine o ódio, se disseminem informações falsas, que ponham em risco a saúde e a segurança dos consumidores”.

    Remoções

    Uma das plataformas que mais tem resistido às determinações do Ministério da Justiça, o Twitter atendeu parcialmente a determinação de remover postagens que divulgam os atendados e estimulam ataques nas escolas. Há quatro dias, a pasta havia pedido a suspensão de 511 contas da plataforma, mas apenas 100 foram bloqueadas.

    Outra plataforma que recebeu pedidos de banimento de conteúdo é o TikTok. Três foram removidos e, em nota ao Correio, a empresa afirmou estar “trabalhando agressivamente para identificar conteúdo que possa causar pânico ou validar farsas, incluindo a restrição de hashtags relacionadas. Onde encontramos ameaças iminentes de violência, trabalhamos com as autoridades policiais”.

    Paralelamente às ações do Ministério da Justiça, a pasta da Educação (MEC) realizou, ontem, uma reunião virtual entre o ministro Camilo Santana, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e representantes estaduais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O tema foi o enfrentamento à onda de violência contra escolas e estudantes e três ações emergenciais começarão a ser aplicadas na próxima semana.

    As medidas são: elaborar recomendações para todas as escolas em relação a potenciais episódios de violência; promover uma formação virtual dos diretores da instituição de ensino e professores; e dar suporte às redes de educação para contratação de equipes.

    “Não podemos aceitar que pais e mães fiquem apavorados. Escola tem de ser um espaço de paz. O momento é de comoção e pede ampla mobilização da sociedade”, afirmou Santana.

    Fonte: Correio Brasiliense

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    GUILHERME MORAES
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Related Posts

    Vídeo: Conflito entre vizinhos termina com agressão brutal e tiros após partida de futebol em SP

    1 de julho de 2025

    Inscrições para novo CNU começam nesta quarta-feira (2); saiba detalhes

    1 de julho de 2025

    Vídeo: Confusão em academia termina com tiros e intervenção de policial penal

    25 de junho de 2025

    Comments are closed.

    Últimas notícias
    • Foragido por roubo é preso em Barcelos após oito anos 3 de julho de 2025
    • Vídeo: Polícia Civil prende pai por estupro de vulnerável contra a filha de 10 anos 3 de julho de 2025
    • Operação desmonta garimpo ilegal no Amazonas 3 de julho de 2025
    • Justiça do AM restabelece pagamento em dinheiro no transporte coletivo de Manaus 3 de julho de 2025
    • Diogo Jota: atacante do Liverpool morreu 11 dias após casamento 3 de julho de 2025

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2025 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.