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O Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas) e o Procon-AM (Instituto de Defesa do Consumidor) fizeram acordo com a Águas de Manaus para dar mais transparência nas verificações dos hidrômetros para evitar cobranças indevidas ao consumidor na capital amazonense. O acordo foi assinado na manhã desta quarta-feira (21).

A medida visa facilitar as solicitações feitas pela população referentes às demandas registradas nos órgãos de defesa do consumidor ou diretamente na concessionária, tornando o processo mais ágil. Com a parceria, o Procon receberá do Ipem os resultados das perícias que comprovem eventuais falhas para evitar que o consumidor seja prejudicado na fatura.

“O objetivo é que os usuários do serviço da concessionária de água que procurarem o Procon-AM tenham não só seus direitos resguardados, mas, o mais importante, transparência nessa relação. Os contadores que forem contestados serão encaminhados à perícia pelo Ipem e assim poderemos garantir justiça”, afirma o diretor-presidente do Procon Jalil Fraxe.

O acordo permite a participação da Ageman (Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados de Manaus), que poderá fiscalizar o cumprimento das obrigações dos serviços concedidos, como as denúncias recebidas relativas à legislação metrológica para conhecimento e providências por parte do Ipem.

O diretor-presidente do Ipem, Márcio André Brito, afirma que em 60 dias o órgão fará a mudança do laboratório de hidrometria, que passará a funcionar nas instalações do próprio órgão. “O novo laboratório é fruto desse acordo, que contará com toda estrutura e padrões necessários para a garantia dos resultados das perícias”, diz Brito.

Atendimento aos consumidores
Para solicitar o serviço de verificação de hidrômetros, os consumidores devem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 092 2020, ou no Fale Conosco no site: www.ipem.am.gov.br. O órgão fica na Avenida Governador Danilo Areosa, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Os consumidores também podem se dirigir de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, a um dos “Espaços do Consumidor”, nas unidades do PAC (Pronto Atendimento ao Cidadão) do Parque 10, nas instalações do Shopping Parque 10 Mall, e PAC Leste, no Shopping Cidade Leste.

O atendimento do Procon é feito de segunda a sexta, das 8h às 14h, na sede do órgão, na avenida André Araújo, 1.500, bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus.

A concessionária Águas de Manaus atende pelos canais oficiais de relacionamento, que funcionam 24 horas por dia. São eles: SAC 0800-092-0195, WhatsApp 98264-0464, site aguasdemanaus.com.br e aplicativo Águas APP. 

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