Na tarde desta terça-feira (26/09) a 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO), da Câmara Municipal de Manaus (CMM), recebeu a segunda Audiência Pública que tratou da receita e gastos da Prefeitura de Manaus no segundo quadrimestre de 2023. Durante o encontro, técnicos da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) apresentaram o relatório fiscal que detalhou como a gestão municipal vem investindo na capital.
O relatório apresentado pela Semef mostra que as receitas da Prefeitura de Manaus, até o mês de agosto de 2023 passaram dos R$ 5,2 bilhões em arrecadação. O estudo ainda aponta que as áreas que mais receberam as aplicações, neste período foram Educação, Infraestrutura e Saúde.
O vereador Peixoto (Agir), membro da CFEO, participou da Audiência Pública e conferiu os números apresentados pela Semef. Para o parlamentar, a Prefeitura de Manaus vem desenvolvendo um bom trabalho em relação aos números investidos, em especial nas áreas da educação e da saúde.
“Nós foi apresentado os números com relação a receitas e despesas e os investimentos na área de educação, saúde e infraestrutura. Vale destacar que a Prefeitura tem a obrigação de investir, no mínimo, 70% do Fundeb, dos quais já agora até agosto já foram investidos 67%, ou seja, falta muito pouco para a Prefeitura atingir o investimento mínimo no Fundeb. Na saúde, o Executivo também já ultrapassou o mínimo a ser investido que é de 15% e até hoje já tem aplicado 19%, então isso mostra que a atual gestão ela tem cumprido o seu dever, principalmente na área de educação”, explicou o parlamentar.
Ao ter conhecimento dos dados, Peixoto também destacou a importância de se investir na infraestrutura. Como presidente da Comissão de Serviços e Obras Públicas, o vereador acredita que o incremento urbanístico da cidade vai gerar benefícios para toda a população.
“A Prefeitura, até o momento, apresenta uma saúde financeira boa e tem recursos pra poder fazer os seus investimentos, principalmente em infraestrutura que é onde a gente espera, agora nesse último quadrimestre. Como vem gerindo, acredito que a Prefeitura possa executar e aumentar os seus investimentos em infraestrutura e, o que a gente precisa, é que isso se reverta em benefícios para a população, lá na ponta. Precisamos de uma cidade funcional e que atenda às necessidades da nossa gente”, afirmou.
Além de Peixoto, participaram da reunião, representando a Câmara, o presidente da CFEO, vereador Marcel Alexandre (Avante) e o também membro da comissão, vereador Rosinaldo Bual (PMN). A Semef foi representada pela contadora geral, Suani dos Santos Braga e pelo gerente de controle de prestações de contas, Matheus Pinto.
A contadora fez questão de reforçar que todos os dados apresentados aos parlamentares podem ser de acesso público, através do Portal da Transparência da Prefeitura de Manaus. “A reunião foi para demonstrar todos os limites constitucionais que a Prefeitura precisa atingir e mostrar que a Prefeitura está cumprindo com o percentual de educação, com o percentual de saúde e que suas contas estão sendo transmitidas à sociedade. Essas informações estão no Portal da Transparência para a sociedade inteira que quiser consultar os quadros e as informações disponíveis”, afirmou.
Texto: Carina Amazona – Assessoria de Comunicação do Vereador
Foto: Emerson Olliver