Fiscalização conjunta da Polícia Civil e Procon investiga brinquedos sem selo do Inmetro e com indícios de falsificação
Manaus – Uma operação integrada realizada nesta quinta-feira (9) autuou lojas de brinquedos localizadas no bairro Centro, zona sul de Manaus. A ação, chamada “Operação Brinquedo”, resultou na instauração de quatro investigações envolvendo estabelecimentos que comercializavam produtos infantis sem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e com indícios de falsificação de marcas.
A iniciativa foi deflagrada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), em parceria com os 1º, 3º e 7º DIPs e o Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus).
Segundo o delegado Marcelo Martins, os brinquedos apreendidos apresentam riscos à saúde e segurança das crianças. “A operação foi deflagrada a partir de uma representação criminal das empresas detentoras dos direitos das marcas, que indicaram os estabelecimentos e produtos irregulares”, explicou.
Com apoio do Procon Manaus, os produtos foram apreendidos e recolhidos ao 24º DIP. Os responsáveis pelos estabelecimentos foram ouvidos, mas ninguém foi preso. Os itens passarão por perícia para avaliar a irregularidade.
O delegado destacou ainda que a ação não é iniciativa própria da Polícia Civil, mas uma resposta legal a demandas das empresas, acompanhadas de indícios que obrigam a instituição a investigar possíveis crimes.