Motoristas sem carteira de habilitação e realizando transporte irregular de passageiros em ônibus especiais, que estavam atuando clandestinamente, foram surpreendidos durante fiscalização da Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), nesta terça-feira(8), na Avenida Autaz Mirim, zona leste da cidade.
Dois ônibus foram flagrados em serviço de transporte para uma empresa do Distrito Industrial e que estavam caracterizados com adesivos, numeral, motorista fardado e com o nome da empresa, porém, os coletivos não tinham registro para circular como ônibus de fretamento, no IMMU.
“Após fiscalização, foi pedida a identificação dos motoristas, e os documentos expedidos pelo IMMU, como autorização para que os ônibus realizassem as atividades de fretamento. Para a nossa surpresa, os ônibus estavam trabalhando como clone e exercendo a atividade irregular de fretamento para uma empresa do Distrito Industrial”, informou Ednaldo Castro, diretor de transportes do IMMU.
Na ocasião, dois ônibus alternativos (amarelinhos) foram removidos ao parqueamento do IMMU, devido os motoristas não portarem a categoria D, requisito necessário para dirigir esse tipo de veículo. Outras duas motocicletas foram recolhidas por não estarem credenciadas à realização do transporte de passageiros.
Durante as abordagens, cerca de 45 veículos, entre ônibus, táxis, mototáxis e transporte especial, foram vistoriados e tiveram o auxílio dos agentes do IMMU e da Polícia Militar.