Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » OMS declara fim da emergência da pandemia de Covid-19 após três anos
    Saúde

    OMS declara fim da emergência da pandemia de Covid-19 após três anos

    GUILHERME MORAESBy GUILHERME MORAES5 de maio de 2023Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou, nesta sexta-feira (5/5), que a Covid-19 não é mais uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (Espii).

    A mudança da classificação da pandemia ocorre um dia após a 15ª Reunião do Comitê de Emergência para Covid-19. O painel de especialistas vem se encontrando periodicamente, desde janeiro de 2020, para analisar os dados da pandemia e determinar qual o momento para diminuir o nível de preocupação sobre o coronavírus.

    “Aceitei esse conselho. É, portanto, com grande esperança, que declaro o fim da Covid-19 como uma emergência de saúde global”, afirma Tedros.

    A decisão não significa, no entanto, que a pandemia chegou ao fim, uma vez que o vírus continua a infectar pessoas em todos os continentes. “É verdade que o vírus continua circulando em todos os países e que a pandemia não acabou”, pondera.

    A Covid-19 foi declarada Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) em 30 de janeiro de 2020. Naquele momento havia menos de 100 casos da doença relatados fora da China e nenhuma morte.

    Passados três anos, três meses e cinco dias, foram registrados mais de 765 milhões de casos em todo o mundo e 6.921.614 de mortes — no Brasil, o número de óbitos passa de 700 mil. “Faz três anos. Desde então, a Covid-19 colocou nosso mundo de cabeça para baixo”, considera Tedros.

    O líder da OMS lembrou que a Covid-19 não foi exclusivamente uma crise de saúde global, mas também resultou em prejuízos econômicos globais, expôs as desigualdades entre as nações e teve impactos na educação do jovens e no estilo de vida de milhões de pessoas.

    “A Covid-19 expôs e exacerbou as falhas políticas dentro e entre as nações. Isso corroeu a confiança entre pessoas, governos e instituições alimentadas por uma torrente de desinformação”, pontuou.

    Tendência de queda

    Há mais de um ano, os dados da Covid-19 já mostram uma tendência de queda em relação ao número de casos, pacientes internados e óbitos. A vacinação foi decisiva para diminuir a mortalidade e a pressão sobre os sistemas de saúde pública.

    Vírus continua a circular

    Especialistas da OMS ponderaram, durante coletiva de imprensa realizada em Genebra, que a redução do nível de preocupação da pandemia não deve ser interpretada pelas autoridades públicas como o fim do coronavírus, pois o vírus continua a circular, a infectar pessoas, deixando sequelas relacionadas à Covid longa. Há ainda a possobilidade de ele sofrer mutações.

    “Não significa que o Covid-19 acabou como uma ameaça global à saúde. Esse vírus veio para ficar. Ainda está matando e ainda está mudando”, considera Ghebreyesus.

    Fonte e Foto: Metrópoles

    Curtir isso:

    Curtir Carregando...
    Declaração Destaques
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    GUILHERME MORAES
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Related Posts

    VÍDEO: Módulo alegórico do Caprichoso cai durante translado para o Bumbódromo de Parintins

    22 de junho de 2026

    Caprichoso anuncia primeira Tuxaua Trans da história do Festival de Parintins

    17 de junho de 2026

    Partido de Omar filia mais dois prefeitos e um ex-prefeito do interior do Amazonas

    12 de junho de 2026

    Comments are closed.

    Últimas notícias
    • Adolescente resgatada de prostíbulo em Manaus contraiu sífilis; polícia rastreia clientes via Pix 23 de junho de 2026
    • Ana Maria Diógenes e Paulo Feitoza são eleitos novos desembargadores do TJAM 23 de junho de 2026
    • Deputado João Carlos defende protagonismo do Brasil no mercado de terras raras 23 de junho de 2026
    • Eduardo Braga é líder! O Senador do Amazonas aparece mais uma vez na frente para o Senado 23 de junho de 2026
    • O deputado federal Saullo Vianna e os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga debateram com lideranças dos municípios do Alto Rio Solimões 22 de junho de 2026

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2026 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    %d