As primeiras horas da manhã desta quinta-feira (6) foram marcadas por confusão em frente da escola Cinthia Regia Gomes do Livramento, localizada no bairro Distrito Industrial I, Zona Leste de Manaus. O motivo, a não distribuição da tradicional entrega de peixes feita durante a Semana Santa pelo Governo do Amazonas.
Os moradores que aguardavam na fila desde a madrugada afirmaram que ano passado a escola foi um ponto de distribuição de peixes nesse período. Na ocasião, o governador Wilson Lima teria prometido que a ação iria acontecer neste ano. Até mesmo
Em 2022, a distribuição de peixes na escola foi marcada por tumulto, com demora na fila e a falta de informações que gerou revolta entre as pessoas.
Com expectativa para receber o alimento e sem o retorno das autoridades, os moradores começaram a atear fogo em pneus, pedaços de madeira e lixo na rua. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados para controlar a situação.
Em nota, o Governo do Amazonas informou que a ação de doação de 300 toneladas de pescado foi realizada diretamente para instituições sociais credenciadas pela rede de assistência do Estado. Ao todo, 200 instituições receberam o pescado e definiram o processo de entrega para os beneficiados.
Dessa forma, conforme o governo estadual, não houve, por parte do Estado, nenhum anúncio de ponto de doação direta.
Para a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc-AM) a manifestação ocorrida em frente a unidade de ensino ocorreu devido à divulgação de notícia falsa de distribuição de peixe, entre os moradores da comunidade.
Fonte: G1 Amazonas