Operações da DERFV ocorreram em Manaus e no interior, com foco em organizações criminosas e combate a receptação de veículos
De janeiro a agosto de 2025, a Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), recuperou 264 veículos roubados ou furtados e prendeu 64 pessoas em operações realizadas na capital e em municípios do interior do estado. O número representa um recorde para a unidade especializada e reforça o combate a crimes contra veículos.
Segundo o delegado Rodrigo Barreto, foram recuperadas 160 motocicletas em nove operações no interior e 104 veículos — entre carros, caminhões e motocicletas — em Manaus, dentro da operação Amazônia Sem Fronteira. “As ações policiais resultaram na prisão de 64 pessoas, somando mandados de prisão e flagrantes. Nosso foco não é apenas prender autores, mas também combater organizações criminosas, com investigações sobre lavagem de dinheiro e apreensão de patrimônio”, afirmou Barreto.
Desde 2024, as operações no interior vêm sendo intensificadas, com planejamento de visitar ao menos duas cidades por mês. Até o momento, 11 municípios já foram atendidos. Barreto destacou que Manaus concentra a maior frota de veículos, sendo o principal alvo dos crimes, e grande parte dos veículos roubados é encaminhada para o interior. “Em Manacapuru, por exemplo, realizamos três operações neste ano e recuperamos mais de 45 veículos”, disse.
O delegado explicou que a DERFV direciona as operações a oficinas e locais de grande concentração de motocicletas, evitando confusão com fiscalizações de trânsito. Das 160 motocicletas recuperadas no interior, apenas uma foi resultado de flagrante durante perseguição; os demais veículos foram localizados em feiras, oficinas e comércios.
Na capital, a DERFV conta com apoio tecnológico, como o Sistema Paredão e o sistema Cortex, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que auxiliam na localização e rastreamento de veículos.
Orientações e denúncias
O delegado Rodrigo Barreto orienta a população a estacionar em locais seguros, utilizar travas, guidom travado e alarmes, além de ter cautela na compra de veículos por redes sociais. “Mesmo conferindo a placa em aplicativos, o comprador pode adquirir um veículo roubado ou adulterado, configurando receptação ou crime mais grave”, alertou.
A PC-AM reforça que denúncias anônimas podem ser feitas pelo número 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), diretamente à DERFV ou à unidade policial mais próxima. A delegacia está localizada na Rua Adelaide Carraro, Conjunto Bela Vista, bairro Planalto, zona centro-oeste de Manaus.
FOTOS: Erlon Rodrigues e Divulgação/PC-AM