Denúncia leva fiscalização a loja na zona sul; responsáveis podem ser multados e outros estabelecimentos também são autuados
Manaus – Uma ação de fiscalização realizada nesta segunda-feira (1º) resultou na apreensão de 167 quilos de linguiça de frango vencida em um comércio de frios localizado na rua Vista Alegre, no bairro Educandos, zona sul da capital. A operação teve início após uma denúncia e a mercadoria será encaminhada para descarte no Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus, no quilômetro 19 da rodovia AM-010.
Os responsáveis pelo estabelecimento deverão responder a um Processo Administrativo Sanitário (PAS), que pode gerar multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), sendo que cada UFM equivale a R$ 145,37, sem prejuízo de outras sanções cabíveis.

Além da ação no Educandos, a Vigilância Sanitária inspecionou quatro comércios no Centro da cidade, reforçando a fiscalização em busca de segurança alimentar. Três estabelecimentos localizados na avenida Lourenço da Silva Braga e um na rua dos Barés foram inspecionados. Uma padaria teve a área de manipulação de alimentos interditada devido a irregularidades como falta de higiene, estrutura inadequada e presença de pragas urbanas e roedores, também resultando em PAS.
Os outros três estabelecimentos foram autuados por ausência de licença sanitária e problemas estruturais, recebendo prazo para adequações. Após o período, a Gevali fará nova inspeção para verificar se as correções foram realizadas.
A população pode denunciar irregularidades sanitárias através da Ouvidoria da Visa Manaus pelo telefone (92) 98842-8481, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com a qualquer hora.