Britânica sentia dores de cabeça e no peito toda vez que ingeria álcool. Na verdade, ela estava com linfoma de Hodgkin.
A britânica Izzy Fletcher, de 23 anos, adorava festas e bebidas alcóolicas. No entanto, em março do ano passado, ela começou a sentir dores no peito e na cabeça toda vez que tomava drinques. A princípio, a jovem acreditou que tinha desenvolvido alergia à bebida.
Os sintomas persistiam e, de repente, Izzy também começou a ter crises de tosse. Ela decidiu, então, buscar ajuda médica e, em dezembro, descobriu que estava com linfoma de Hodgkin.
O linfoma de Hodgkin é um tipo de câncer que se origina no sistema linfático, conjunto composto por órgãos (linfonodos ou gânglios) e tecidos que produzem as células imunológicas. Apesar de agressivo, é um dos cânceres mais tratáveis e costuma ser eliminado com quimioterapia e radioterapia.
O sintoma mais comum da doença é um inchaço indolor em um linfonodo, geralmente localizado na virilha, axila ou pescoço. O paciente também costuma apresentar suores noturnos, perda de peso, tosse persistente, dores de cabeça e no peito. A dor provocada pelo álcool, no entanto, é menos comum.
Em suas redes sociais, Izzy conta que não procurou ajuda médica antes por achar que seus sintomas estavam relacionados ao estilo de vida. A jovem iniciou um tratamento que vai durar seis meses e usa seus perfis para conscientizar as pessoas sobre a doença.
Fonte: Metrópoles