Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » Investigados em esquema de manipulação de votos são liberados após depoimento na PF
    Política

    Investigados em esquema de manipulação de votos são liberados após depoimento na PF

    Alex cruzBy Alex cruz4 de outubro de 2024Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Publicidade

    Operação foi deflagrada nesta quinta-feira (3)

    Os alvos da Operação Tupinambarana, deflagrada pela Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira (3), foram ouvidos e liberados pelas autoridades.

    A operação investiga um esquema de manipulação nas eleições municipais de Parintins, no interior do Amazonas. O caso ganhou repercussão após um vídeo ser divulgado na internet, mostrando uma reunião entre secretários e PMs, onde os envolvidos afirmam que compraram votos em eleições passadas, que seguiram viaturas da Polícia Federal nas eleições para praticar crimes longe dos agentes, e que trariam bandidos envolvidos com milícias e crime organizado para serem presos em uma operação “forjada” pela polícia.

    Nesta quinta, a sede da PF ouviu o depoimento do diretor presidente da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), Armando do Valle, o do secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, e o do secretário de Estado de Administração, Fabrício Barbosa.

    Na mesma oportunidade, também foram ouvidos o comandante das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), tenente-coronel Jackson Ribeiro, capitão Guilherme Navarro, chefe do setor de inteligência da Rocam, e a proprietária da casa onde a gravação foi feita, Adriana Cidade.

    A PF informou que, até o momento, ninguém foi preso, mas que as investigações continuam para esclarecer o cometimento de crimes eleitorais ocorridos no Amazonas.

    A operação mobilizou cerca de 50 policiais federais, que cumpriram cinco mandados de busca e apreensão em locais identificados durante as investigações em Manaus, começando por volta das 6h. Policiais estiveram em um apartamento na avenida Darcy Vargas, no bairro Parque 10, e em um condomínio no bairro Adrianópolis, ambos na Zona Centro-Sul de Manaus. Até o momento, ninguém foi preso.

    Tupinambarana Liberta

    Na manhã desta quinta-feira (3), a Polícia Federal (PF) deflagrou a operação “Tupinambarana Liberta”, que investiga membros da alta cúpula do governo do Amazonas por suspeitas de manipulação nas eleições municipais de Parintins.

    Entre os alvos da operação estão:

    • Armando do Valle: ex-diretor presidente da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama).
    • Marcos Apolo Muniz: ex-secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa.
    • Fabrício Barbosa: ex-secretário de Estado de Administração.
    • Tenente-coronel Jackson Ribeiro: ex-comandante das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam).
    • Capitão Guilherme Navarro: ex-chefe do setor de inteligência da Rocam.

    As exonerações deles foram anunciadas no fim da tarde de quarta-feira (2), após serem filmados em uma reunião suspeita que favorecia a candidata Brena Dianná, do União Brasil, em Parintins. Essa medida seguiu recomendações do Ministério Público do Estado (MPAM), que abriu um Inquérito Civil para investigar o caso. No entanto, as exonerações ainda não foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE).

    Além dos mandados de busca, a Justiça Eleitoral proibiu o acesso dos investigados à cidade de Parintins e a comunicação entre eles e com coligações partidárias locais. Os policiais militares envolvidos serão apresentados na sede da PF para prestar esclarecimentos.

    O advogado de Armando do Valle esteve presente, mas não se manifestou. As defesas dos demais envolvidos também não quiseram comentar.

    A investigação começou a partir de um vídeo gravado em 2 de agosto deste ano na casa de Adriane Cidade, prima e ex-assessora do deputado estadual Roberto Cidade, candidato a prefeito de Manaus com apoio do governo do Amazonas. As imagens mostram uma reunião entre ex-secretários e policiais militares, onde admitem ter comprado votos em eleições passadas, seguido viaturas da PF para cometer crimes sem serem vistos, e planejam trazer bandidos ligados a milícias e crime organizado para serem presos em uma operação “forjada” pela polícia.

    Durante as investigações, a PF encontrou indícios de ameaças de líderes comunitários ligados a uma facção criminosa nacional de tráfico de drogas, que proibiram candidatos de acessar certos bairros. Também foram identificados indícios de inércia de agentes públicos em coibir essas ameaças.

    O governo do Amazonas emitiu uma nota na quinta-feira, informando sobre a exoneração dos secretários e afirmando que a medida visa garantir a lisura das investigações, permitindo que os citados se defendam de forma justa.

    infomações: em tempo

    Destaques
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Alex cruz
    • Website

    Related Posts

    Senador Omar participa do lançamento do programa ‘Manaus Por Você’, ao lado do Ministro Wellington Dias e do prefeito David Almeida

    4 de julho de 2025

    PM prende jovem por incêndio criminoso e porte ilegal de armas no Careiro Castanho

    4 de julho de 2025

    Homem morre após espancamento no bairro Petrópolis, em Manaus

    3 de julho de 2025

    Comments are closed.

    Últimas notícias
    • Senador Omar participa do lançamento do programa ‘Manaus Por Você’, ao lado do Ministro Wellington Dias e do prefeito David Almeida 4 de julho de 2025
    • Em São Gabriel da Cachoeira, PC-AM prende homem por tentativa de homicídio contra família 4 de julho de 2025
    • Homem e mulher são presos por envolvimento com o tráfico de drogas, após denúncia e patrulhamento ostensivo 4 de julho de 2025
    • Polícias Civil e Militar prendem homem por tentativa de homicídio em Tapauá 4 de julho de 2025
    • Polícia Militar prende suspeitos de furtos a veículos na zona Centro-Oeste de Manaus 4 de julho de 2025

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2025 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.