O navio de carga Fremantle Highway pegou fogo depois de ter saído de Bremerhaven, na Alemanha. A Guarda Costeira suspeita que o incêndio na embarcação surgiu de uma das baterias de lítio em um dos 25 veículos elétricos que o navio transportava.
Um membro da tripulação morreu, enquanto outros inalaram fumaça ou ficaram feridos durante a evacuação. Um total de 23 tripulantes estava a bordo do navio de carga, que agora está abandonado. O incêndio ocorreu na madrugada dessa quarta-feira (26/7).
Para que o incêndio, gerado pelas baterias de lítio dos veículos elétricos, seja contido, será necessário levar pessoas a bordo e apagar o fogo. Isso significa que terão que levar água para o navio, o que significa mais riscos, afirmou a porta-voz, acrescentando que no momento água foi pulverizada nos flancos da embarcação, para resfriá-la. As equipes de emergência receberam uma ligação pouco após a meia-noite (local) relatando o incêndio no Fremantle Highway, cerca de 27 km ao norte da ilha holandesa de Ameland.
Um porta-voz do prefeito da Ilha Ameland, Leo Pieter Stoel, afirma temer sérios danos ao meio ambiente caso o navio com os 25 carros elétricos afunde. É o grande medo das ilhas, que aconteça algo em um dos canais de navegação que possa prejudicar o meio ambiente.
O Fremantle Highway é um navio de transporte de automóveis com capacidade para 18.500 toneladas de carga que navegava entre Bremerhaven, na Alemanha, e Porto Saíde, no Egito, segundo o site de monitoramento de tráfego marítimo Marinetraffic.com.
Outros incidentes com navios que transportavam veículos elétricos
Este não é o primeiro incêndio em um porta-automóveis e certamente não será o último. Em 16 de fevereiro do último ano, ocorreu um incêndio a bordo do Felicity Ace, um navio de carga com 4 mil carros, incluindo cerca de 300 carros elétricos.
O navio queimou até não haver mais nada para queimar e afundou duas semanas depois. A tragédia deste navio foi considerada um gatilho para mudanças importantes na indústria naval para evitar outras tragédias como essa. Entretanto, isso não evitou outro incêndio no cargueiro Fremantle.
Os veículos elétricos são equipados com baterias de íons de lítio. Quando este componente pega fogo, os óxidos na química das células fazem com que elas gerem oxigênio, mantendo o fogo vivo. Mesmo se o fogo não se originar na própria bateria, o calor pode fazer com que as células de íons de lítio se autoinflamem e se propaguem de célula para célula e de carro para carro.
Fonte: CPG
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