A fabricante de chocolates Hershey’s escalou Fae Johnstone, trans de 27 anos, para a campanha do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. “Podemos criar um mundo em que todos tenham condições de viver em espaços públicos”, diz Fae, no vídeo da empresa, ao exibir uma barra da companhia.
Nas redes sociais, internautas criticaram a escolha de Fae para o 8 de Março. Isso porque, segundo essas críticas, a Hershey’s deveria escolher uma pessoa nascida do sexo feminino, em vez de uma “mulher trans” (pessoa que nasceu um homem biológico, mas que se sente do gênero oposto).
Depois das críticas, Fae se pronunciou no Twitter. “A reação à minha inclusão como mulher trans na campanha da Hershey’s mostra o quão longe ainda temos que ir na luta pela libertação feminista e pelos direitos trans”, escreveu. “Sempre defenderei mulheres e meninas, cis e trans.”
Também a Hershey’s emitiu uma nota sobre a propaganda com trans. “Valorizamos a união e reconhecemos a força criada pela diversidade”, disse. “Nos últimos três anos, nossa programação do Mês da História da Mulher tem sido uma celebração inclusiva das mulheres e seu impacto. Agradecemos as inúmeras pessoas e parcerias significativas por trás desses esforços.”
Fonte: Oeste