Presidente irá para Pequim em março e a expectativa é de que leve a petista com ele na viagem.
A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) vai mesmo ser nomeada como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como “Banco dos Brics”, que tem sede em Xangai, na China.
Conforme noticiado, o comando do banco é formado pela presidência e cinco vice-presidências. O valor pago em salários e benefícios aos seis cargos de chefia foi de US$ 4 milhões em 2022.
O NBD é uma instituição que tem como objetivo financiar obras para projetos de infraestrutura e desenvolvimento nos países que integram o Brics: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ir à China na segunda quinzena de março para se encontrar com o ditador Xi Jinping. A expectativa é de que Dilma esteja junto com ele na viagem ao país asiático.
De acordo com uma apuração do jornal O Estado de S.Paulo, o nome da petista para a presidência do banco já conta com o aval de todos os integrantes do Brics e foi costurada pelo governo federal em janeiro.
O atual presidente do NBD é o economista e diplomata Marcos Troyjo, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e teria mandato na entidade até 2025. O governo Lula, no entanto, pediu que ele renunciasse ao cargo.
Troyjo já está no Brasil e foi convidado para fazer parte da equipe do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Antes de assumir o banco, ele foi secretário de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais no time do Ministério da Economia comandado por Paulo Guedes.
Fonte: Conexão Política