Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » General russo suspeito de omitir rebelião contra Moscou é preso na Rússia
    Mundo

    General russo suspeito de omitir rebelião contra Moscou é preso na Rússia

    Sergey Surovikin, que comandou as tropas russas na Ucrânia e é o elo de Putin e líder do Grupo Wagner, não é visto em público desde domingo, 25.
    GUILHERME MORAESBy GUILHERME MORAES29 de junho de 2023Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Publicidade

    Sergey Surovikin, general russo que foi comandante da guerra na Ucrânia e é suspeito de omitir a rebelião contra Moscou, foi preso na Rússia. O anúncio de sua detenção aconteceu após a imprensa dos Estados Unidos afirmar que ele tinha conhecimento sobre a rebelião realizada pelo Grupo Wagner durante o final de semana. A prisão de Surovikin foi relatada por canais militares russos no Telegram, como o Rybar, e posteriormente informada pelo jornal russo ‘The Moscow Times’. Aparentemente, segundo informações do jornal norte-americano ‘The new York Times’ a detenção do general é para interrogá-lo sobre o seu grau de envolvimento no motim liderado por Yevgeny Prigozhin, líder paramilitar.

    O Kremlin ainda não comentou o caso e Surovikin não é visto em público desde domingo, 25, data em que o chefe militar teria sido detido, segundo o Rybar. Surovikin, que comandou as tropas russas na Ucrânia, é um chefe militar respeitado e o elo entre o líder paramilitar, Yevgeny Prigozhin, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Ele ajudou a reforçar as defesas de seu país nas linhas de batalha após a contraofensiva ucraniana do ano passado, porém, foi substituído em janeiro, mas manteve a influência na direção das operações de batalha e segue sendo popular entre as tropas, informou o jornal dos EUA.

    As autoridades americanas também encontraram indícios de que outros generais russos podem ter apoiado a tentativa de Prigozhin de forçar uma mudança na liderança do Ministério da Defesa. A tese é de que o líder do Grupo Wagner não teria se rebelado se não acreditasse que outros em posições de poder o ajudariam. Blogueiros militares russos dizem que Surovikin e outros 30 generais eram membros honorários do Wagner desde 2017. A ligação dele com a rebelião do final de semana ainda não está confirmada, porém, se isso acontecer, terá sido mais um sinal das disputas internas dentro da cúpula militar russa desde o início da guerra da Ucrânia, o que poderia indicar outra ampla divisão entre os aliados de Prigozhin e os principais assessores de Putin: o ministro da Defesa, Serguei Choigu, e o chefe do Estado Maior, Valery Gerasimov, acrescenta o jornal americano.

    Uma disputa interna, aumentaria ainda mais os comentários sobre o enfraquecimento do líder russo, no poder desde 1999 – esse motim foi a maior crise que ele já enfrentou até o momento. Nesta quarta-feira, 28, o chanceler alemão, Olaf Scholsz, disse que Putin está enfraquecido e que a rebelião vai trazer consequências a longo prazo para a Rússia. “Acredito que [Putin] está enfraquecido porque mostra que as estruturas autocráticas e as estruturas de poder estão rachadas e não está posicionado tão firmemente como diz em todas as partes”, acrescentou Scholz. “A Rússia é uma potência nuclear, é um país muito poderoso. Por isso, devemos sempre estar atentos a situações perigosas e esta foi uma situação perigosa”, afirmou o líder alemão. “Em qualquer caso, sem dúvida terá consequências para a Rússia no longo prazo”, argumentou.

    Mesmo em meio aos rumores sobre a perda de poder, o governo russo segue dizendo que ele mantém o apoio popular. Nesta quinta-feira, o Kremlin celebrou as imagens “incríveis” do presidente russo, Vladimir Putin, que encontrou multidões em uma viagem ao sul do país, algo que o governo apresentou como um sinal de “apoio” após a abortada rebelião do grupo Wagner. Putin raramente aparece em reuniões populares, por razões de segurança e sanitárias. Desde o início da pandemia da covid-19, as pessoas que se reuniram com o presidente em atos oficiais foram submetidas a uma rigorosa seleção, tendo de manter confinamento prévio e fazer testes. Na noite de quarta-feira, porém, a televisão russa transmitiu imagens do presidente se reunindo com dezenas de pessoas durante uma viagem a Derbent, uma cidade do Cáucaso russo. Putin aceitou posar para ser fotografado, apertou as mãos e até beijou uma garota na cabeça. “Houve uma demonstração incrível de apoio e de alegria por parte do povo de Derbent”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, com entusiasmo. “O presidente não podia se negar a ir ao encontro do povo”, acrescentou.

    Fonte: JP Notícias
    Foto: Reprodução

    General russo preso
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    GUILHERME MORAES
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Related Posts

    Na Austrália, uma disputa judicial reacendeu discussões sensíveis sobre responsabilidade médica em processos de transição de gênero.

    17 de janeiro de 2026

    María Corina Machado entrega medalha do Nobel da Paz a Trump durante reunião na Casa Branca

    16 de janeiro de 2026

    Rússia bombardeia Kiev às vésperas de reunião entre Trump e Zelensky

    27 de dezembro de 2025

    Comments are closed.

    Últimas notícias
    • Procurado por tentativa de feminicídio é suspeito de agredir ex-companheira até ela desmaiar no AM 10 de fevereiro de 2026
    • Com sete processos por violência doméstica, homem é preso ao tentar tirar RG em Parintins 10 de fevereiro de 2026
    • Com perfis falsos, homem é preso suspeito de perseguir e ameaçar ex-companheira em Manaus 10 de fevereiro de 2026
    • Jovem morre após colisão entre moto e ônibus na AM-010, em Manaus 10 de fevereiro de 2026
    • Suspeito de matar jovem é preso no local de trabalho em Manaus 10 de fevereiro de 2026

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2026 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.