Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » Faixa de Gaza tem energia elétrica cortada e fica com apenas 10 horas de luz disponível
    Mundo

    Faixa de Gaza tem energia elétrica cortada e fica com apenas 10 horas de luz disponível

    Enclave depende de Israel para ter fornecimento e importação de combustível para alimentar a sua única central, mas desde sábado não recebeu nem uma coisa nem outra.
    GUILHERME MORAESBy GUILHERME MORAES11 de outubro de 2023Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Publicidade

    Dois dias após Israel impor o cerco total à Faixa de Gaza e cortar o fornecimento de água, gás, comiga e eletricidade, a região ficou sem luz nesta quarta-feira, 11, após a empresa de eletricidade do enclave anunciou que cortaria o fornecimento após Israel ter desconectado o território da sua rede no sábado, mesmo dia em que a guerra começou. O ministro de Energia da Palestina, Thafer Melhem, à rádio Voz da Palestina, informou que a distribuição de energia à população começou a ser prejudicada quando Israel cortou o fornecimento, como parte do que chamou de “cerco total” em resposta ao conflito.

    A central de Gaza tinha apenas 40 megawatts disponíveis, quando a demanda média das últimas 12 horas foi de 560 megawatts, com um déficit elétrico de 92%, segundo detalhou a empresa. O enclave tem agora apenas 300 mil litros de combustível, o que cobre apenas 10 horas de luz, e que está atualmente reservado até que Israel aceite que o Egito envie combustível através da passagem de Rafah, razão pela qual o corte de energia poderá durar vários dias.

    Atualmente, todas as províncias de Gaza têm apenas três horas de energia, seguidas de outras 24 sem eletricidade. Desde o início da guerra, a Faixa sofreu 625 cortes de energia que duraram várias horas. Gaza depende de Israel para o seu fornecimento de eletricidade, bem como para a importação de combustível para alimentar a sua única central, mas desde sábado não recebeu nem uma coisa nem outra. O ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, também ordenou um “cerco total” a Gaza no domingo, sem entrada de combustível, alimentos, eletricidade ou medicamentos, ou mesmo ajuda humanitária; e ontem indicou que Israel estava iniciando uma “ofensiva completa” contra a Faixa, onde os bombardeios indiscriminados não cessaram.

    O corte de energia agrava ainda mais a crise humanitária em Gaza e deixa os hospitais do enclave, já sobrecarregados, à beira do colapso. O Hamas lançou no sábado um ataque surpresa por terra, mar e ar contra Israel, que declarou guerra às milícias de Gaza. Esta nova guerra deixou mais de 1.200 mortos e mais de 3.000 feridos em Israel; enquanto os ataques aéreos retaliatórios da aviação israelense custaram pelo menos 1.055 vidas e deixaram 5.184 feridos em Gaza.hama. A ONU (Organização das Nações Unidas) repudiou a decisão de Israel de impor um cerco total à Gaza e disse que a medida é “proibido” pelo direito internacional humanitário e que essa ação põem em perigo a vida de civis, privando-os de bens essenciais à sua sobrevivência, é proibida pelo direito internacional humanitário.

    Fonte: JP Notícias
    Foto: Reprodução

    Ataque Cidade de Gaza Energia elétrica
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    GUILHERME MORAES
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Related Posts

    María Corina Machado entrega medalha do Nobel da Paz a Trump durante reunião na Casa Branca

    16 de janeiro de 2026

    Rússia bombardeia Kiev às vésperas de reunião entre Trump e Zelensky

    27 de dezembro de 2025

    Ex-Fluminense, Mario Pineida é morto a tiros junto com a esposa no Equador

    18 de dezembro de 2025

    Comments are closed.

    Últimas notícias
    • Lívia do Boi Garantido aperta o botão vermelho e deixa o Quarto Branco do BBB 26 em troca de R$ 50 mil 16 de janeiro de 2026
    • Hapvida orienta pais sobre prevenção de síndromes respiratórias em crianças no Amazonas 16 de janeiro de 2026
    • Com apoio do senador Omar Aziz, nova maternidade de Parintins e muro de arrimo consolidam grandes investimentos para o interior do Amazonas 16 de janeiro de 2026
    • Estreia de diretor amazonense busca desvendar “Tesouros da Manaus Moderna” 16 de janeiro de 2026
    • Meia tonelada de drogas é encontrada enterrada às margens de lago em Tefé 16 de janeiro de 2026

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2026 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.