Fogo, que começou na Effa Motors, está confinado e não oferece mais risco de propagação; uma pessoa ficou ferida
Após cerca de 24 horas de combate, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informou que o incêndio que atingiu as fábricas da Effa Motors e Valfilm da Amazônia, no Distrito Industrial 2, Zona Leste de Manaus, está controlado e confinado ao galpão onde teve início. Não há mais risco de o fogo se espalhar para outras instalações.
Segundo relatos de trabalhadores, o fogo começou por volta das 12h de terça-feira (5), quando faíscas de solda caíram sobre um produto químico na linha de produção da Effa Motors, fabricante de caminhões de pequeno porte, onde havia cerca de cem veículos no local. O incêndio se alastrou e atingiu também a área da Valfilm da Amazônia, empresa que atua na produção, transformação e reciclagem de plástico. Os prejuízos ainda não foram calculados.
Na manhã desta quarta-feira (6), o coronel Helliton Borges, subcomandante de operações do CBMAM, explicou que as chamas ainda não foram totalmente extintas, mas estão controladas e confinadas, sem risco de propagação. Para o combate, os bombeiros têm usado água, espuma sintética e drone para monitoramento noturno. A maior dificuldade é devido à presença de materiais altamente inflamáveis e tóxicos no local.
O superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, esteve no local e lamentou o ocorrido, garantindo apoio para a reconstrução da Effa Motors, única fábrica de veículos utilitários do Polo Industrial de Manaus. A empresa, por sua vez, informou que não fará pronunciamento até que as autoridades concluam as investigações.