Psiquiatras poderão prescrever medicamentos contendo as substâncias psicodélicas MDMA, conhecida popularmente como ecstasy, e psilocibina, relacionada a cogumelos alucinógenos.
O governo da Austrália anunciou que vai autorizar a prescrição por médicos psiquiatras de medicamentos contendo as substâncias psicodélicas MDMA, conhecida popularmente como ecstasy, e psilocibina, relacionada a cogumelos alucinógenos.
A medida, que passa a valer no dia 1º de julho, prevê a autorização para o tratamento de condições específicas de saúde mental.
A Therapeutic Goods Administration (TGA) permitirá a prescrição de MDMA para o tratamento de transtorno de estresse pós-traumático e de psilocibina para casos de depressão resistente ao tratamento. De acordo com a agência, estas são as únicas condições em que atualmente existem evidências suficientes para benefícios potenciais para pacientes.
A prescrição será limitada a psiquiatras, considerando as qualificações especializadas e a experiência para diagnosticar e tratar pacientes com problemas graves de saúde mental com terapias que ainda não estão completamente estabelecidas.
Fonte: CNN