O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) iniciou na noite desta quarta-feira (8) o trabalho de rescaldo nas fábricas da Effa Motors e da Valfilm da Amazônia, atingidas por um incêndio que durou mais de 40 horas. O fogo teve início por volta do meio-dia de terça-feira (5) e consumiu os galpões das empresas, localizadas em Manaus.
De acordo com o governador Wilson Lima, cerca de 200 bombeiros atuam no combate às chamas, que estão controladas e confinadas, sem risco de propagação para áreas próximas. No entanto, o fogo ainda não foi totalmente extinto, e as equipes permanecem no local para evitar novos focos.
“Essas estruturas abrigavam material de rápida combustão, o que dificultou muito o trabalho dos bombeiros, pois o fogo continuava queimando e demorava a ser debelado. Agora, chegamos à etapa final, com o início do rescaldo”, afirmou o governador.
Testemunhas relataram que o incêndio começou após faíscas de solda atingirem um produto químico na linha de produção da Effa Motors, empresa responsável pela montagem de caminhões de pequeno porte. Cerca de cem veículos estavam na área atingida.
Posteriormente, as chamas se espalharam para o setor da Valfilm da Amazônia, especializada em reciclagem e transformação de plástico. Até o momento, a empresa não se pronunciou sobre o incidente.