Alunos dos cursos de Tecnologia da Informação e de Gastronomia da Fametro foram premiados em competições na Campus Party Amazônia, que foi realizada em Manaus, entre os dias 11 e 15 de outubro, no Centro de Convenções Studio 5, na zona sul de Manaus.
O aluno do 4º período de Gastronomia da Fametro, Lucas Estevan, foi o vencedor da competição Printer Chef, que consistia em harmonizar pratos que continham alimentos impressos em 3D, sendo a primeira competição de gastronomia 3D do Brasil.
Ao todo, quatro alunos do curso de Gastronomia da Fametro participaram da competição.
Como prêmio, Lucas vai viajar para São Paulo para participar da competição nacional em 2024 e também ganhou um curso online de food business da Escola Criativa de Artes Britânicas (EBAC). O vencedor da competição nacional ganhará uma viagem para Buenos Aires para um curso com um chef renomado.
“Foi uma oportunidade muito gratificante. Quero agradecer a professora Márcia Regina, nossa coordenadora do curso de Gastronomia, quando ela fez o convite, eu não pensei duas vezes. Eu vi que era uma oportunidade de mostrar o meu potencial, o meu trabalho”, disse.
Na etapa final, o prato precisava harmonizar com uma peça de tambaqui bioimpresso. Lucas então fez um sorrentino recheio com tambaqui selado e macerado, e banana. Ele também fez um velouté de açaí e azeite de jambu, finalizado com jambu frito.
Já para o prato doce, era necessário harmonizar com um doce de cupuaçu impresso no formato de uma flor de dez pétalas. Lucas fez um brigadeiro de tucupi e foi intercalando entre as pétalas do doce com o brigadeiro e o azeite de jambu, ele ainda incluiu uma farofa de castanha e um beiju de tapioca.
“Eu nunca tinha trabalhado com alimento impresso, não conhecia, então foi bem desafiador. Agora a responsabilidade é maior ainda de ir pra São Paulo e espero representar bem a região Norte”, declarou.
Projetos premiados
Numa das competições organizadas dentro da Campus Party Amazônia, a “Maratona de Negócios Sebrae”, alunos da Fametro também foram premiados nas terceira e segunda colocações. O objetivo da maratona era capacitar mentes inovadoras e auxiliar no desenvolvimento se seus empreendimentos. Como prêmio, os alunos receberam ingressos para a próxima edição da Campus Party no Brasil.
Elnatã Correa, do 4º período de Engenharia da Computação da Fametro, fez parte da equipe que desenvolveu o aplicativo “FreelaSpace”, que ficou em terceiro lugar, e que facilita a conexão entre o universitário, que busca estágio, e empresas que precisam preencher vagas de trabalho, para serviços de freelancer.
“Sabemos que hoje muitos universitários não conseguem estágio logo, e às vezes até termina a faculdade sem um estágio legal. Nós também temos a problemática da fuga de cérebros, que é quando as pessoas saem de uma empresa em busca de trabalhos em outros estados e países, deixando uma lacuna”, explicou Elnatã.
Para resolver este problema, Elnatã detalhou que o usuário entra na aplicação, cria um cadastro e coloca todos os projetos e currículo da carreira, e a estimativa de quanto quer ganhar. “E aí trazemos essa conexão com as empresas da área que a pessoa está atuando e marcamos uma reunião entre o empresário e universitário para a contratação”.
A equipe de Elnatã contou com alunos da Fametro, Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Colégio da Polícia Militar (CMPM2).
No segundo lugar, ficou o aplicativo “River Guardian”, com uma equipe formada inteiramente por alunos da Fametro, dos cursos de engenharia da computação, sistemas de informação e análise e desenvolvimento de sistemas.
Victor Levy, aluno do 1º período de Engenharia da Computação da Fametro, participou da equipe. Com a seca extrema dos rios e a dificuldade para monitorar a descida das águas, a equipe desenvolveu uma bóia com um sonar que é capaz de fazer a medição com mais precisão.
“Nós também conseguimos ampliar esse sistema para identificar corpos estranhos, como pedras, banco de areias, troncos, qualquer coisa que poderia prejudicar o tráfego de uma embarcação”, disse.
Ainda segundo Levy, a ideia é que, mediante uma assinatura, comerciantes que necessitam de constante viagem possam usar o aplicativo e dependendo do nível de assinatura ter diversas funções para usar.
“Também pensamos em adaptar para a comunidade ribeirinha em preços mais acessíveis”, afirmou.
Além de Victor, participaram da equipe Karen Santos, Vinicius Oliveira, Icaro Lima e Daniel Souza.