Investigação chinesa mostra que adotar a corrida como um estilo de vida pode ajudar a conservar a saúde do coração
Tem muita gente que trata o hábito de correr quase como uma religião: os sempre treina, se inscreve em várias corridas de rua e fala sempre sobre os benefícios do exercício. Este amor pela corrida não ajuda só no desempenho no exercício, ele pode proteger o seu coração.
Uma pesquisa de educadores físicos da China publicada em 2023 mostrou os benefícios para a saúde do coração do hábito de correr. A pesquisa foi feita com 10 voluntários saudáveis que tinham de correr no mínimo 45 minutos, quatro vezes por semana.
Três semanas depois, foram coletados dados sobre a saúde cardíaca deles. Todos os participantes tiveram a frequência cardíaca mantida entre 120-160, faixa saudável, mesmo nos momentos mais intensos do exercício.
“A corrida estudada nessa pesquisa é a de intensidade moderada. Isso possibilita que essas pessoas mantenham-se naquilo que se chama de steady state. Então, a manutenção dessa estabilidade por um tempo prolongado faz com que todo nosso organismo se ajuste a essa nova situação”, comentou o médico do exercício e do esporte Paulo Zogaib, do Hospital Sírio-Libanês.
Fonte: Metrópoles