Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » Pastor Henrique Vieira defende PL das Fake News: “Não é censura”
    Política

    Pastor Henrique Vieira defende PL das Fake News: “Não é censura”

    GUILHERME MORAESBy GUILHERME MORAES2 de maio de 2023Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Publicidade

    O pastor Henrique Vieira (PSol-RJ), deputado federal, disse acreditar que há um “tensionamento” dentro da bancada evangélica do Congresso Nacional sobre a posição frente ao projeto de lei nº 2330/20, o PL das Fake News.

    Em coletiva de imprensa no Salão Verde da Câmara, na manhã desta terça-feira (2/5), o deputado reuniu uma série de lideranças religiosas em posicionamento favorável ao PL das Fake News.

    O movimento é contrário ao das frentes parlamentares Evangélica e Católica, que divulgaram, na manhã desta terça, nota conjunta com críticas ao projeto. O grupo acusa o texto de promover a censura nas redes sociais.

    “Não tem censura, tem responsabilidade para o exercício da liberdade individual”, argumentou Henrique Vieira. Segundo o parlamentar, o projeto busca coibir “práticas criminosas no ambiente digital”.

    Entre os crimes que buscam ser evitados com a aprovação do projeto, estão “ameaças contra crianças e adolescentes, crimes contra o estado democrático de direito, violência política contra mukhere”, citou o pastor.

    O religioso foi acompanhado dos pastores Ricardo Gondim (Igreja Betesda), Sérgio Dusilek (Igreja Batista Marapendi), da bispa Marisa de Freitas (Igreja Metodista), do frei Lorrane Clementino (Ordem Franciscana dos Frades Menores) e da pastora Camila Oliver (Igreja Batista Nazareth).

    Apesar de não integrar formalmente a bancada evangélica, o deputado Henrique Vieira afirmou que não há unanimidade dentro do grupo no posicionamento contra o PL das Fake News.

    O texto será discutido pelo relator, Orlando Slva (PCdoB-SP), e por lideranças partidárias na Residência Oficial do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), no início desta tarde. Lira decidirá se pautará ou não o projeto em sessão nesta terça.

    “Vai haver uma reunião de líderes. Vamos ter objetivamente um mapa sobre o tamanho dessa influência da bancada evangélica. Eu não faço parte da bancada, mas acredito que não haverá unanimidade dentro da bancada. Acredito que dentro da bancada tem tensionamentos, diversas tendências, e não haverá unanimidade”, defendeu o deputado.

    Henrique Vieira disse que participará de conversas com deputados “até a hora da votação” para tentar garantir mais votos favoráveis ao texto.

    O projeto

    O PL das Fake News cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. Em linhas gerais, o texto torna obrigatória a moderação de conteúdo na internet, para que postagen criminosas sejam identificadas e excluídas.

    O projeto deve afetar conteúdos publicados em plataformas como Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter, Google e TikTok.

    Apesar de ser apoiado pela ala governista do Congresso, o projeto encontra rejeição entre siglas bolsonaristas e conservadoras. As frentes parlamentares Evangélica; Católica; Em Defesa da Vida e da Família; Contra o Aborto; e Contra a Sexualização de Crianças e Adolescente já se posicionaram contra o projeto.

    Os grupos argumental que o texto promoverá “censura” no ambiente digital. Além dos grupos religiosos, partidos como o Republicanos, o Novo e o PL já orientaram seus parlamentares a votarem contra o projeto.

    Uma das principais críticas é sobre o trecho que determina a criação de um órgão para fiscalizar as atividades das plataformas. Após reação negativa de parlamentares e de empresas do ramo, o dispositivo foi retirado do relatório de Orlando Silva — que ainda não encontrou uma solução para a criação de uma entidade reguladora.

    Fonte: Metrópoles
    Foto: Reprodução

    Censura
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    GUILHERME MORAES
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Related Posts

    Senador Omar participa do lançamento do programa ‘Manaus Por Você’, ao lado do Ministro Wellington Dias e do prefeito David Almeida

    4 de julho de 2025

    Senador Omar lidera comitiva do Amazonas em reunião com o governo para defender diálogo entre setor produtivo e meio ambiente no sul do estado

    2 de julho de 2025

    Senador Eduardo Braga prestigia Festival de Parintins ao lado da família e recebe lideranças nacionais

    28 de junho de 2025

    Comments are closed.

    Últimas notícias
    • PF prende mulher por tráfico de drogas no interior do Amazonas 5 de julho de 2025
    • Whindersson Nunes apresenta novo show em Manaus com promessa de recorde de público 5 de julho de 2025
    • Rio Sena, em Paris, é liberado para natação pública após 102 anos; veja vídeo 5 de julho de 2025
    • Homem é baleado nas mãos em suposta cobrança ligada ao tráfico em Manaus 5 de julho de 2025
    • Garantido comemora título com Festa da Vitória no Sambódromo neste sábado (5/7) 5 de julho de 2025

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2025 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.