Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » De olho nos avanços do setor elétrico, Esfera Energia apresenta nova marca
    Notícias Corporativas

    De olho nos avanços do setor elétrico, Esfera Energia apresenta nova marca

    GUILHERME MORAESBy GUILHERME MORAES3 de outubro de 2023Nenhum comentário5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    De olho nos avanços do setor elétrico, Esfera Energia apresenta nova marca
    De olho nos avanços do setor elétrico, Esfera Energia apresenta nova marca
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Publicidade

    O setor elétrico brasileiro tem registrado um movimento constante de avanços, que complementa o propósito de modernizar o sistema. Uma dessas novidades é a abertura do Mercado Livre de Energia para mais empresas.

    O Mercado Livre de Energia permite que compradores e vendedores negociem energia livremente entre si, seguindo a regulamentação do setor. Quando comparado ao Mercado Cativo, a principal diferença do Mercado Livre é a possibilidade de contratação de energia com até 35% de economia. Essa e outras vantagens já atraíram mais de 35 mil unidades consumidoras para o ambiente livre, de acordo com dados de setembro da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia, Abraceel.

    A partir de janeiro de 2024, segundo levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), cerca de 72 mil novas empresas conectadas em média tensão poderão migrar para o Mercado Livre de Energia, sem a necessidade de uma demanda mínima de energia, devido à portaria Nº 50, de 2022. 

    “A transição dessas empresas para o ambiente livre vai levar alguns anos e a meta da Esfera Energia é alcançar 10% do market share desses novos entrantes até 2030”, destaca Guilherme Esperidião, VP de Aquisição de Clientes e Transformação de Negócio da Esfera Energia. “Projetamos fechar o ano de 2024 com 1.860 unidades”, afirma.

    Investimento em rebranding

    De olho nesse movimento do mercado, a Esfera Energia, companhia fundada em 2015 e que já gerencia mais de 1.200 ativos no Mercado Livre de Energia, apresenta nova marca e propósito: “impactar o maior número de pessoas com a venda da melhor energia de forma simples, ágil e transparente”.

    A companhia tem se preparado para a abertura total do mercado de energia, prevista para acontecer nos próximos anos e na qual a experiência do consumidor será determinante para os negócios. Por isso, investiu no reposicionamento frente ao mercado e aos clientes. 

    “A nova marca aproveita o legado da anterior e reforça a nossa essência, que é ser uma companhia próxima, diversa e tecnológica, focada sempre em simplificar a experiência do consumidor com a energia”, destaca Marcelle Eroles, Gerente de Marketing da Esfera. 

    Resultado de um processo conduzido pela agência Brand Gym, a nova marca ganhou nova tipografia e cores. O ícone, que já é o símbolo da empresa, foi repaginado, mas manteve a cor magenta. Em nova posição, o ícone faz uma referência ao “elevado à potência”, trazendo de maneira gráfica ideia da potência da simplicidade.

    O projeto de rebranding durou 10 meses, com a realização de workshops de imersão entre os times da Brand Gym e da Esfera, coleta de depoimentos de clientes empresariais e residenciais, conversas com consultores e análises de cenários e visão de negócio. 

    Novo perfil de clientes

    Segundo Grazi Shimizu, Head de Estratégia e Conteúdo da Brand Gym, o desafio do trabalho foi justamente aproximar ainda mais a empresa do consumidor final de energia, diferenciando-a em um mercado de alta concorrência e reforçando o posicionamento da Esfera Energia junto aos clientes que vão poder estar no Mercado Livre de Energia nos próximos anos.“Ocupamos esse espaço com a proposta de levar ao cliente a melhor energia, que é aquela que faz mais sentido para ele e a sua realidade de consumo”, pontua Grazi. 

    Outra novidade foi a criação de naming para as soluções de energia da Esfera, transformando-as em produtos de mais fácil compreensão. “Buscamos nomear os produtos com o que se propõem a fazer pelos clientes e esse cuidado é fundamental em um negócio complexo como o de energia”, acrescenta Marcelle. São três produtos para os mercados B2B e B2C, cada um com uma proposta de valor adequada ao público. 

    Para o mercado B2B

    Esfera Resolve: gestão e consultoria personalizados para grandes empresas que precisam de suporte e acompanhamento técnico na gestão da energia. 

    Esfera Simplifica: solução para empresas que querem migrar para o Mercado Livre com um processo mais simples e com proteção das flutuações do mercado.

    A Esfera atua também na gestão e consultoria para usinas geradoras de energia, oferecendo suporte para a definição da estratégia de comercialização de energia e suporte para a resolução de questões regulatórias. 

    Para o mercado B2C

    Esfera Economiza: solução voltada aos consumidores residenciais atendidos pela CEMIG, em Minas Gerais, e CPFL Paulista que buscam economizar na conta de luz, consumindo energia limpa. 

    Equipe do projeto

    Brand Gym: Robson Fernandez (Design), Clareana Gobbet (Brand Ops), Grazi Shimizu (Estratégia), Maria Paula Abreu (Redação).

    Esfera Energia: Braz Justi (CEO), Guilherme Esperidião (Vice-Presidente), Mauricio Morais (Diretor Comercial), Elaine Marques (Gerente de Tecnologia), Noelly Capovilla (Analista de Marketing), Marcelle Eroles (Gerente de Marketing)

     

    Sobre a Esfera Energia 

    A Esfera Energia atua para simplificar a economia com energia para empresas e pessoas em todo o Brasil.

    A companhia gerencia mais de 1200 unidades consumidoras no Mercado Livre de Energia, atende mais de 420 grupos empresariais, gerencia mais de 1.200  unidades consumidoras no Mercado Livre de Energia e leva  economia para mais de 2.600 clientes residenciais.

    Sobre a Brand Gym

    A Brand Gym é a primeira empresa de branding para startups da América Latina. Com mais de 250 clientes atendidos, dentro e fora do Brasil. Hoje, além do foco em startups, expandiu a sua atuação e leva essa metodologia para um nicho maior das grandes marcas de tecnologia com foco em performance e resultado.

    COMUNICAÇÃO Economia INDÚSTRIAS MARKETING NEGÓCIOS
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    GUILHERME MORAES
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Related Posts

    Pix Automático começa a funcionar nesta segunda (16); veja como usar

    16 de junho de 2025

    Petrobras reduz preço da gasolina para as distribuidoras

    2 de junho de 2025

    Empresas procuraram menos crédito em março

    22 de maio de 2025

    Comments are closed.

    Últimas notícias
    • VÍDEO: Jacaré é visto caminhando pela Avenida Djalma Batista, em Manaus 27 de junho de 2025
    • Um dos mais tradicionais de Manaus, prédio histórico da Igreja dos Remédios é restaurado e aberto ao público 27 de junho de 2025
    • Festival de Parintins 2025: Programa RecuperaFone orienta população sobre importância do IMEI 27 de junho de 2025
    • PM é morto com tiro na cabeça em Parintins; companheira é presa em flagrante 27 de junho de 2025
    • Festival de Parintins 2025 começa hoje: tudo sobre Caprichoso e Garantido 27 de junho de 2025

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2025 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.