Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » Sumsub e Pismo discutem inclusão bancária e combate à fraude
    Notícias Corporativas

    Sumsub e Pismo discutem inclusão bancária e combate à fraude

    GUILHERME MORAESBy GUILHERME MORAES19 de outubro de 2023Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Sumsub e Pismo discutem inclusão bancária e combate à fraude
    Sumsub e Pismo discutem inclusão bancária e combate à fraude
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Publicidade

    A Sumsub, plataforma de verificação de identidade de ciclo completo, que protege toda a jornada do usuário, deu início ao FintechComply Roadshow por São Paulo na última semana – seguindo para Colômbia e México. O objetivo é apresentar painéis em que importantes players da indústria de Fintech e Compliance discutam meios possíveis, dentro das regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), de reforçar a segurança dos cadastros de usuários e evitar a escalada de fraudes.

    Com a condução de Guilherme Terrengui, head de desenvolvimento de negócios da Sumsub para a América Latina e Ibéria, o painel contou com Marcelo Munhoz (Paybrokers), Luiza Vilas Boas (SmartFastPay) e Alexandre Pinto (Pismo). No centro do debate, a escalada de tentativas de fraudes, que vêm se sofisticando na mesma medida dos avanços tecnológicos. Segundo o “fraudômetro”, ferramenta criada pelo Serasa Experian para contar tentativas de fraude em tempo real, somente de janeiro a setembro deste ano, o Brasil registrou mais de sete milhões de tentativas de fraude. 

    Alexandre Pinto avalia que o Brasil vive uma nova realidade depois da implantação do Pix (pagamento instantâneo brasileiro). “O Pix não substituiu a TED (transferência eletrônica disponível). Ele criou um mercado novo, sendo responsável pela inclusão financeira de milhões de brasileiros”, diz o executivo. Hoje em dia, o pagamento instantâneo é usado por mais de 700 instituições financeiras e por 80% dos brasileiros adultos, promovendo uma inclusão financeira no Brasil sem precedentes. “Houve uma enorme mudança de comportamento. Se, antes, eram realizadas entre quatro e cinco milhões de TEDs diariamente, com o pix já se chegou a 163 milhões de pagamentos num só dia”.

    Para Luiza Vilas Boas, a nova realidade financeira do Brasil e do mundo impõe alguns desafios, já que a velocidade das operações acaba facilitando a ocultação do dinheiro. “As contas digitais podem ser utilizadas no processo de ocultação de operações fraudulentas, até porque o dinheiro muitas vezes já está dentro do sistema financeiro, ao contrário dos depósitos atípicos ou retiradas em espécie. Isso nos leva a um novo degrau de segurança que precisa ser escalado”, diz a advogada.

    “O KYC (conheça-seu-cliente, do inglês know-your-client) não se encerra mais no onboarding dos clientes”, afirma Guilherme Terrengui. “É preciso não só garantir que o usuário é quem diz ser – o que acontece durante a verificação dos documentos de identidade em diversas listagens de bancos e instituições governamentais, entre outras. Cada vez mais, é preciso ter visibilidade contínua do cliente, monitorando toda a sua jornada online, e contar com o aprendizado de máquinas (machine learning) para detectar qualquer variação de comportamento que indique possibilidade de algum delito.”

    Terrengui afirma que, além do KYC, é fundamental contar com um bom KYB (conheça-seu-negócio, do inglês know-your-business), com o monitoramento das transações e principalmente com mecanismos de prevenção a fraudes. “Com a plataforma de ciclo completo, não importa quantos usuários virão ao mesmo tempo. Todos serão verificados no menor tempo possível”, diz o head de negócios.

    Um estudo empreendido anonimamente pela Forrester com quatro clientes empresariais da Sumsub apontou para um ROI (retorno de investimento) de 240% em menos de seis meses e para um lucro de US$ 1,1 milhão devido a clientes adicionais integrados. Todo esse conhecimento aprofundado em São Paulo segue agora para outros países da América Latina.

    Fontes: Guilherme Terrengui (Sumsub), Marcelo Munhoz (Paybrokers), Luiza Vilas Boas (SmartFastPay) e Alexandre Pinto (Pismo).

    E-COMMERCE Economia SOCIEDADE STARTUPS TECNOLOGIA
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    GUILHERME MORAES
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Related Posts

    Yamaha Motor da Amazônia completa 40 anos de atuação em Manaus

    25 de outubro de 2025

    Brasil tem saldo positivo de 148,9 mil empregos com carteira assinada

    30 de junho de 2025

    Entenda como fica o IOF após derrubada de decreto

    28 de junho de 2025

    Comments are closed.

    Últimas notícias
    • Confraternização de Eduardo Braga reúne prefeitos, parlamentares e lideranças, evidenciando força política no Amazonas 19 de dezembro de 2025
    • Omar Aziz defende política voltada para as pessoas em evento com mais de 50 prefeitos, além de deputados federais, estaduais e vereadores de Manaus 19 de dezembro de 2025
    • Homem é preso por tráfico de drogas e maus-tratos a animais no interior do AM 19 de dezembro de 2025
    • Polícia desarticula esquema interestadual de desmanche de celulares em Coari, no AM 19 de dezembro de 2025
    • VÍDEO: Criminosos agridem clientes e funcionários durante assalto a loja no AM 19 de dezembro de 2025

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2025 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.