Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » Empresas ignoram a segurança digital para concluir negócios
    Notícias Corporativas

    Empresas ignoram a segurança digital para concluir negócios

    GUILHERME MORAESBy GUILHERME MORAES31 de agosto de 2023Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Empresas ignoram a segurança digital para concluir negócios
    Empresas ignoram a segurança digital para concluir negócios
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Publicidade

    Um estudo do Gartner realizado entre maio e junho de 2022 com 1.310 colaboradores de empresas norte-americanas revelou que 69% dos entrevistados costumam ignorar as orientações de segurança cibernética de sua organização. Outros 74% disseram, ainda, que estariam dispostos a deixar de lado as orientações de segurança cibernética se isso os ajudasse a atingir um objetivo de negócio.

    De acordo com o relatório, entre os líderes de negócios entrevistados, 90% disseram que suas empresas estariam dispostas a fazer concessões à segurança digital em benefício de metas como o aumento da produtividade.

    Hilmar Becker, country manager da F5 Brasil, avalia que se o C-Level (nível mais alto de executivos na hierarquia de uma empresa) adota uma postura como esta, é impossível esperar que os colaboradores hajam de forma diferente. “Esse relatório deixa claro que quando as áreas de negócios não compreendem ou não escutam os times de cybersecurity (segurança digital), as perdas são palpáveis”, enfatiza o executivo. Dados da pesquisa Netwrix Hybrid Security Trends Report 2023 , revelam que 1 em cada 6 empresas sofreram em 2022 prejuízos a partir de US$ 50.000 (cerca de R$ 250.000) por causa de violações

    Becker explica que o abismo de entendimento entre as áreas de negócios e de tecnologia é uma porta aberta ao inimigo. Ele conta que há casos, em que a mensagem dos especialistas em segurança cibernética ainda é demasiadamente técnica e os dados por eles fornecidos são demasiadamente ‘dispersos’. “É um problema quando a narrativa inclui grandes quantidades de dados ‘soltos’”, afirma Becker.

    Para o executivo da F5, organizar uma cultura focada em segurança depende do time de TI e do time de negócio passarem a falar uma nova língua. Becker enfatiza que a base deste “idioma” deve ser métricas que traduzem riscos de cybersecurity em dados como perdas financeiras, operacionais ou valor da marca (reputação). “Para serem melhor compreendidas, essas métricas têm de estar inseridas em histórias – verdadeiras parábolas – com impacto imediato sobre os membros do Board”, ressalta Becker.

    O country manager da F5 Brasil revela que os CIOs (Chief Information Officer ou Diretor de Informações) e CISOs (Chief Information Security Officer ou Diretor de Segurança da Informação) brasileiros sabem que, entre as frentes de batalha que enfrentam, uma é crítica para a vitória contra os criminosos cibernéticos: transformar-se em storytellers (contadores de histórias) capazes de cativar o C-Level de suas organizações. “Esse fato é destacado pela edição 2023 do estudo de cybersecurity do World Economic Forum , em que 30% dos 150 líderes técnicos das maiores organizações globais dizem que este é seu maior desafio em gestão da resiliência cibernética”, disse Becker.

    Para enfrentar esse desafio, o executivo da F5, conta que uma boa notícia é que, segundo o estudo realizado em 2022 pela PwC – tendo como base entrevistas com 3.522 líderes empresariais e de tecnologia -, 46% dos CEOs (Chief Executive Officer ou Diretor Executivo) querem dar ao CISO mais autoridade para impulsionar a colaboração em segurança. “Alguns CEOs já sabem que a segurança cibernética é um fator chave para a realização de negócios. Interações estruturadas entre o CISO e as áreas de negócios estão se tornando mais frequentes. E por isso, de acordo com o estudo da PwC, 56% dos líderes de segurança se encontram uma ou mais vezes por mês com o Board”, revela Becker.

    Economia INDÚSTRIAS NEGÓCIOS TECNOLOGIA
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    GUILHERME MORAES
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Related Posts

    Brasil tem saldo positivo de 148,9 mil empregos com carteira assinada

    30 de junho de 2025

    Entenda como fica o IOF após derrubada de decreto

    28 de junho de 2025

    Pix Automático começa a funcionar nesta segunda (16); veja como usar

    16 de junho de 2025

    Comments are closed.

    Últimas notícias
    • 59 pessoas são presas em Manaus por não pagar pensão alimentícia 11 de outubro de 2025
    • PF prende homem com mais de 15 kg de maconha em mala no Aeroporto de Manaus 11 de outubro de 2025
    • Operação Brinquedo: lojas de Manaus são autuadas por vender produtos infantis irregulares 11 de outubro de 2025
    • Mulher é presa com 18 kg de maconha no Aeroporto Internacional de Manaus 11 de outubro de 2025
    • Foragido da Justiça é preso em Manaus após agredir ex-companheira 11 de outubro de 2025

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2025 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.