Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » Pesquisa prevê alta de empregos em restaurantes neste ano
    Notícias Corporativas

    Pesquisa prevê alta de empregos em restaurantes neste ano

    GUILHERME MORAESBy GUILHERME MORAES2 de março de 2023Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Pesquisa prevê alta de empregos em restaurantes neste ano
    Pesquisa prevê alta de empregos em restaurantes neste ano
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Publicidade

    Um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) realizado no mês de janeiro com 1.748 empreendedores de todo país mostrou que 33% deles afirmaram que vão aumentar o quadro de funcionários neste ano. No ano passado, segundo IBGE, o setor abriu 115 mil novos postos de trabalho no país.   

    A previsão de alta de empregos se dá em um momento em que o setor registra aumento de faturamento. Em dezembro de 2022, segundo a Associação, pelo menos 59% das empresas do setor registraram aumento de faturamento, em relação ao mesmo período de 2021.

    Outra pesquisa, realizada pela Acom Sistemas, mostra que 2022 foi o ano da recuperação do setor de alimentação fora do lar, que sofreu vários desafios por conta da pandemia da Covid-19. Segundo os dados, o volume de vendas no ano passado superou em 82% o volume de 2019, no período pré-pandemia. Em relação a 2021, o aumento do volume de vendas foi de 49%.

    A recuperação do setor de alimentação fora de casa e a possibilidade de abertura de novas vagas é animadora, especialmente por ser um segmento que costuma dar oportunidades para pessoas em vulnerabilidade social. Com 10 anos de experiência na área de Gastronomia, a chef Luciane Soveral D´Aviz atua como mentora em cursos, com foco em confeitaria, para iniciantes que querem atuar em cozinhas de restaurantes.

    Ela explica que para pessoas em vulnerabilidade social, os cursos costumam ajudar na entrada do mercado de trabalho e como condutores de uma maior integração social. “Estes cursos geralmente consistem em ensinar técnicas básicas de cozinha, padaria ou confeitaria. Iniciando os candidatos em uma nova profissão e, na maioria das vezes, os alunos se formam com um emprego garantido. Muitas vezes, os cursos garantem o estabelecimento de um novo padrão social para o indivíduo e, muitas vezes, para a família toda”, enfatiza. 

    A chef instrutora confirma que hoje a demanda por vagas de trabalho no setor de restaurante é grande. “Muitas vezes, os empregadores não exigem um currículo extensivo para ocupar estas vagas, no entanto, os candidatos podem ter um currículo mais competitivo com um curso de técnicas básicas de cozinha”, ressalta.

    Faturamento do setor de bares e restaurantes cresceu mais que inflação

    Outro dado coletado pela pesquisa da Abrasel mostra que 44% dos empresários entrevistados afirmaram que seu faturamento cresceu mais que a inflação em 2022. Para 12%, o resultado do ano passado acompanhou a inflação. Outros 11% afirmaram que o crescimento ficou abaixo da inflação, para 10% que não cresceu nada e outros 10% afirmaram que o faturamento caiu em comparação com 2021.

    Além disso, em relação às expectativas para este ano, 66% afirmaram acreditar que o faturamento em 2023 cresça acima da projeção de inflação, de 5,36%. Outros 16% esperam que acompanhe a inflação, 5% acreditam que cresça menos, 8% que mantenha o valor de 2022 e 4% preveem queda de faturamento.

    Em relação aos preços, 40% disseram que em 2022 fizeram reajustes conforme a média da inflação, outros 27% fizeram reajuste abaixo do índice, 23% não conseguiram fazer reajustes e apenas 10% aumentaram os valores do cardápio acima do índice de inflação.

    A pesquisa da Abrasel mostrou ainda que, apesar do faturamento maior, as empresas do setor de alimentação ainda estão em busca de cobrir os prejuízos amargados durante a pandemia da Covid-19. Pelo menos 70% dos empresários afirmaram que hoje têm empréstimos contratados, com inadimplência de 23% entre aqueles que tomaram dinheiro de linhas regulares e de 13% entre os que aderiram ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

    Economia EMPREENDEDORISMO GASTRONOMIA POLÍTICAS
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    GUILHERME MORAES
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Related Posts

    Brasil tem saldo positivo de 148,9 mil empregos com carteira assinada

    30 de junho de 2025

    Entenda como fica o IOF após derrubada de decreto

    28 de junho de 2025

    Pix Automático começa a funcionar nesta segunda (16); veja como usar

    16 de junho de 2025

    Comments are closed.

    Últimas notícias
    • Senador Omar Aziz critica vetos presidenciais que prejudicam recuperação da BR-319 e cobra rapidez do Congresso 12 de agosto de 2025
    • Gari é assassinado após discussão no trânsito; empresário revela que arma é da esposa delegada 12 de agosto de 2025
    • Homem é preso em Manaus por atacar cachorro e tentar assassinar primo 12 de agosto de 2025
    • Homem é preso após matar grávida e jogar corpo no rio no Amazonas 12 de agosto de 2025
    • Comerciante do AM é preso por forçar venda de produtos vencidos e ameaçar funcionários 12 de agosto de 2025

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2025 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.