Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » Zelensky nega que tenha tentado matar Putin e afirma que atacar o russo será ‘tarefa dos tribunais’ 
    Mundo

    Zelensky nega que tenha tentado matar Putin e afirma que atacar o russo será ‘tarefa dos tribunais’ 

    GUILHERME MORAESBy GUILHERME MORAES3 de maio de 2023Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Publicidade

    Horas após a Rússia ter acusado a Ucrânia de tentar mata o presidente Vladimir Putin, o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, negou o envolvimento do seu país. “Não atacamos Putin”, disse Zelensky em Helsinque, capital da Finlândia, após participar como convidado de uma cúpula de cinco países nórdicos. Atacar o presidente russo “será uma tarefa dos tribunais. Nós vamos lutar no nosso território, estamos defendendo nossos povoados e cidades”, acrescentou. O ataque foi realizado na noite de terça-feira, 2, com dois drones, que “ficaram fora de serviço, graças a sistemas de radar de guerra eletrônica0”, informaram os russos, acrescentando que consideram estas ações como uma tentativa de ação terrorista e que “a Rússia se reserva o direito de tomar medidas de represália onde e quando considerar apropriado”. O presidente da Câmara Baixa do Parlamento russo, Vyacheslav Volodin, instou “destruir o regime terrorista de Kiev”. E o ex-presidente russo, Dmitri Medvedev, defendeu a “eliminação física” do presidente ucraniano, Zelensky.

    Um vídeo publicado mostra um pequeno drone aproximando-se do Kremlin, antes de explodir. Em outra filmagem, vê-se uma coluna de fumaça sobre o prédio à noite. As acusações russas ocorrem depois de vários atos de sabotagem e de ataques com drones nos últimos dias contra regiões da Rússia próximas à fronteira ucraniana. Alguns drones caíram na região de Moscou nos últimos meses, mas esta é a primeira vez que uma incursão atribuída à Ucrânia ocorre no coração da capital russa, a cerca de 500 km da fronteira com a antiga república soviética. Estes ataques ocorrem enquanto Kiev afirma estar concluindo os preparativos de uma contraofensiva para retomar os territórios ocupados pela Rússia no leste e no sul do país. A tentativa de ataque denunciada pelo Kremlin ocorre a poucos dias das comemorações pelo “Dia da Vitória”, em 9 de maio, que celebra a vitória das tropas soviéticas sobre a Alemanha nazista, em 1945. Várias paradas foram canceladas no país por motivo de segurança.  A região de Briansk, na fronteira com a Ucrânia, anunciou nesta quarta-feira que desistiria da comemoração, após sabotagens recentes que provocaram o descarrilamento de dois trens. Em Moscou, no entanto, as autoridades decidiram manter a grande marcha militar na Praça Vermelha. “O desfile vai acontecer. Não há mudanças no programa”, disse o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov.

    Bombardeios em Kherson

    Ao menos 16 pessoas morreram nesta quarta em bombardeios “maciços” russos na região ucraniana de Kherson e 12 deles na cidade homônima, a principal da área, informou o Ministério Público local. Outras 22 pessoas ficaram feridas neste ataque, acrescentou a fonte. As autoridades ucranianas anunciaram, nesta quarta, um toque de recolher de 58 horas em Kherson a partir da noite de sexta-feira, para permitir às “forças de ordem fazerem seu trabalho”. Segundo analistas, a região de Kherson é uma das possíveis áreas de onde as tropas ucranianas poderiam lançar sua contraofensiva. A capital homônima foi retomada pelas tropas de Kiev em novembro. Na Finlândia, Zelensky mostrou-se otimista sobre as próximas operações bélicas. “Acredito que este ano será decisivo para nós, para a Europa, para a Ucrânia, decisivo para a vitória” contra a Rússia, afirmou.

     A União Europeia (UE) apresentou um plano no valor de 500 milhões de euros (cerca de 2,7 bilhões de reais) para acelerar a produção de munições, a fim de repor suas reservas e manter a ajuda à Ucrânia.

    Fonte: JP Notícias
    Foto: Reprodução

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    GUILHERME MORAES
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Related Posts

    EUA optam por não usar bomba antibunker em instalação nuclear iraniana altamente protegida

    28 de junho de 2025

    Brasileira morta em vulcão: traslado não pode ser custeado por governo

    25 de junho de 2025

    Tradição na Nigéria: Noivo deve jogar dinheiro no colo da noiva até fazê-la sorrir

    24 de junho de 2025

    Comments are closed.

    Últimas notícias
    • PC-AM prende três suspeitos de assalto à joalheria no Amazonas Shopping 1 de julho de 2025
    • Gesto de facção rival teria motivado execução de pai e filho de 2 anos em Manaus, diz polícia 1 de julho de 2025
    • Homem é preso com arma de fogo após denúncia anônima na Zona Leste de Manaus 1 de julho de 2025
    • Vídeo: Conflito entre vizinhos termina com agressão brutal e tiros após partida de futebol em SP 1 de julho de 2025
    • “Atenção motoristas, é hoje!”: radares de trânsito em Manaus começam a multar a partir desta terça-feira (1/7) 1 de julho de 2025

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2025 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.