Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » Você sabe a História e Origem do Carnaval
    Cultura

    Você sabe a História e Origem do Carnaval

    GUILHERME MORAESBy GUILHERME MORAES18 de fevereiro de 2023Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Publicidade

    Qual é a origem do carnaval e do seu nome?

    É consenso entre a maioria dos historiadores que os primeiros registros de festas carnavalescas datam de cerca de 10 mil anos antes de Cristo. Tratavam-se de grandes festejos pagãos regados à comida e bebida, tudo em comemoração às colheitas e louvor às divindades.  Alguns dizem que a origem teria sido no Egito, onde as pessoas festejavam mascaradas em homenagem à Deusa Ísis e ao Touro Apis; ou na Grécia, onde celebrava-se a volta da primavera e cultuava-se o Deus Dionísio. Já na Roma Antiga, os romanos cultuavam os deuses Baco, Saturno e Pã.

    Uma das possibilidades para saber qual é a origem do carnaval com esse nome é que ele derive do termo currus navalis, referindo-se aos cortejos marítimos ou carros alegóricos em forma de barco feitos para celebrar o início da primavera.

    Fato é que não há como estabelecer precisamente qual é a origem do carnaval, mas a sua forma como conhecemos hoje, nas suas mais diversas manifestações, tem referências a todas essas culturas que surgiram motivadas por fenômenos astronômicos ou da natureza.

    Porque o carnaval não tem uma data fixa?

    Com o fortalecimento da sua influência, a partir da Idade Média, a Igreja Católica passou a incorporar o carnaval ao seu calendário. A data oficial instituída foi nos últimos dias antes da quaresma (período de 40 dias de reflexão espiritual e privação de certos alimentos, como a carne, por exemplo), por isso o dia do carnaval varia de acordo com o ano. Alguns estudiosos inclusive relacionam o termo carnaval à Carna Vale (adeus carne) ou Carne Levamen (supressão da carne).

    A origem das fantasias e bailes de máscaras

    Os primeiros bailes de máscaras ocorreram no século XIII, na Itália, e eram festas restritas à nobreza. A festa ganhou as ruas com o  surgimento da Commedia dell’arte (teatros improvisados) nas cidades italianas durante o período do Renascimento. Em Florença foram criadas canções para acompanhar os cortejos que também contavam com carros decorados chamados trionfi. Em Roma e Veneza, os foliões usavam chapéus de três pontas e máscaras brancas. A popularização da festa na Europa se deu, de fato, apenas a partir do século XIX.

    O carnaval no Brasil

    O carnaval é comemorado no Brasil desde a chegada dos portugueses, no século XVI. As comemorações realizadas no Entrudo – período que precedia a quaresma – resumiam-se à bagunças feitas pelos escravos com guerras de água, farinha, limões de cheiro e guerras de areia. As manifestações carnavalescas como conhecemos hoje só começaram a surgir a partir do século XIX, quando as classes mais ricas, influenciadas pelos europeus, passaram a promover festas em salões.

    A festa começou a se “abrasileirar” em 1899, com a primeira marchinha feita por Chiquinha Gonzaga: “Ó abre alas”. O samba passou a se popularizar a partir de 1917. Durante o governo de Getúlio Vargas, com investimentos e licenças para ocupar as ruas, os desfiles cresceram e a festa passou a se tornar parte da identidade nacional.

    Independente de qual é a origem do carnaval, hoje a festa tem diferentes características em cada região e é a celebração mais aguardada para muitos brasileiros e turistas. No nordeste, a folia se estende a outras épocas do ano, no chamado “carnaval fora de época”, como o Fortal, em Fortaleza; o Carnatal em Natal; a Micaroa em João Pessoa; o Recifolia, em Recife; o Micaru, em Caruaru e muitos outros. Seja onde for, o importante é curtir o carnaval!

    Destaques
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    GUILHERME MORAES
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Related Posts

    Banco Pleno tem 160 mil credores com R$ 4,9 bilhões a receber, diz FGC

    18 de fevereiro de 2026

    Coutinho pede rescisão e surpreende diretoria do Vasco

    18 de fevereiro de 2026

    Mochila e documentos de passageiro desaparecido são encontrados a 70 km de local de naufrágio no AM

    18 de fevereiro de 2026
    Leave A Reply Cancel Reply

    Últimas notícias
    • Banco Pleno tem 160 mil credores com R$ 4,9 bilhões a receber, diz FGC 18 de fevereiro de 2026
    • Coutinho pede rescisão e surpreende diretoria do Vasco 18 de fevereiro de 2026
    • Mochila e documentos de passageiro desaparecido são encontrados a 70 km de local de naufrágio no AM 18 de fevereiro de 2026
    • Dupla suspeita de decapitar homem após discussão por comida é presa no interior do AM 18 de fevereiro de 2026
    • Adolescente é apreendido com submetralhadora e 2 kg de drogas na Zona Norte de Manaus 18 de fevereiro de 2026

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2026 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.