Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » Você conhece o remédio Profilaxia Pré-exposição ao HIV
    Saúde

    Você conhece o remédio Profilaxia Pré-exposição ao HIV

    GUILHERME MORAESBy GUILHERME MORAES24 de outubro de 2025Nenhum comentário5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Publicidade

    O que é?

    A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV é um novo método de prevenção combinada à infecção pelo HIV, disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e destinado a público específico, segundo critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A PrEP consiste na tomada diária de medicação específica, capaz de impedir que o vírus causador da aids infecte o organismo, antes de a pessoa ter contato com o HIV.

    Público alvo

    O público prioritário para tratamento com a PrEP são gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH); pessoas trans; trabalhadores(as) do sexo e parcerias sorodiferentes (quando uma pessoa está infectada pelo HIV e a outra não).

    É importante ressaltar que somente o fato de pertencer a um desses grupos não é suficiente para prescrição da PrEP. O tratamento poderá ser indicado para pessoas pertencentes aos grupos prioritários citados, que realizaram sexo anal ou vaginal sem preservativo nos últimos seis meses e/ou apresentaram episódios frequentes de Infecção Sexualmente Transmissível (IST) ou uso repetido da Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP).

    Como a PrEP funciona?

    A PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina). Essa medicação é capaz de bloquear alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo. Tomando a PrEP diariamente, a medicação pode impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe pelo corpo.

    A PrEP protege contra outras as Infecções Sexualmente Transmissíveis?

    Não, a PrEP não protege contra outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como sífilis, clamídia e gonorreia, assim sendo, deve ser combinada com outras formas de prevenção, como a camisinha.

    Como ter acesso?

    Na rede municipal de saúde, esse serviço é oferecido na Clínica de Saúde da Família Raimundo Franco de Sá, na avenida 5, s/n, Nova Esperança.

    Na unidade a pessoa interessada passa por um processo de triagem, feito por meio de uma entrevista, e se estiver dentro dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, será encaminhada para fazer o teste rápido para detecção do HIV.

    Se o resultado for negativo, o enfermeiro responsável pelo atendimento fará a prescrição da medicação em quantidade suficiente para uso nos primeiros 30 dias, com agendamento de retorno à unidade no período entre 25 e 28 dias para seu segundo atendimento, quando passará por uma consulta médica para avaliação e continuidade da profilaxia.

    Acompanhamento: O usuário deverá retornar à unidade a cada três meses para fazer acompanhamento da PrEP (avaliação clínico-laboratorial), quando realizará teste rápido, será avaliado pelo profissional de saúde e receberá sua medicação.

    É importante ressaltar que se o resultado do teste rápido for positivo para a infecção pelo HIV, o usuário será imediatamente encaminhado para o tratamento no Serviço de Atenção Especializada (SAE), localizado na própria unidade.

    E se eu esquecer de tomar a PrEP um dia, perde o efeito logo em seguida?

    Não tomar a medicação por um dia vai diminuir o efeito protetivo. Mas, um dia só não vai comprometer a prevenção.

    O efeito da medicação é imediato?

    Não. Para praticantes do sexo vaginal, a proteção é dada a partir dos 20 primeiros dias tomando o medicamento. E para sexo anal, é a partir do sétimo dia.

    É preciso estar em jejum para tomar a PrEP?

    Não. Você pode escolher o melhor horário para tomar o medicamento. O ideal é que você tome sempre nesse mesmo horário.

    Bebida alcoólica corta o efeito da PrEP?

    Não.

    Esse tratamento já foi testado?

    Sim, diversos estudos mostraram que a PrEP reduz o risco de adquirir o HIV. A PrEP foi testada em estudos com homens que fazem sexo com homens, homens que fazem sexo com mulheres e mulheres que fazem sexo com homens.

    Todas as pessoas nesses estudos: (1) fizeram teste de HIV no início da pesquisa para ter certeza de que não estavam infectados pelo HIV; (2) concordaram em tomar um comprimido de PrEP diariamente; (3) receberam orientações sobre sexo seguro; (4) foram testadas regularmente para infecções sexualmente transmissíveis (IST); e (5) receberam preservativos regularmente.

    Os homens que fazem sexo com homens que receberam PrEP tiveram, em média, 44% menos chances de adquirir a infecção pelo HIV. Entre os homens que disseram ter tomado a maioria dos medicamentos diariamente, a PrEP reduziu o risco de infecção pelo HIV em 73%, em alguns casos chegando até 92%, dependendo da adesão ao medicamento.

    Entre os casais sorodiferentes de homens e mulheres (onde um parceiro tinha HIV e o outro não), aqueles que receberam PrEP tiveram 75% menos chance de serem infectados. Entre aqueles que disseram ter tomado a maioria dos comprimidos diários, a PrEP reduziu o risco de infecção pelo HIV em até 90%.

    A PrEP é uma vacina?

    Não. A PrEP é um medicamento e não funciona da mesma forma que uma vacina. Quando você toma uma vacina, ela pode proteger você por muitos anos. A PrEP, para fazer efeito, precisa ser tomada todos os dias.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    GUILHERME MORAES
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Related Posts

    Hapvida contribui para o desenvolvimento de crianças neurodivergentes em Manaus

    22 de janeiro de 2026

    Hapvida orienta pais sobre prevenção de síndromes respiratórias em crianças no Amazonas

    16 de janeiro de 2026

    Samel leva IA ao pronto-socorro no Amazonas

    12 de janeiro de 2026

    Comments are closed.

    Últimas notícias
    • Gás do Povo chega a Manaus e reforça agenda social defendida por Eduardo Braga 27 de janeiro de 2026
    • Homem é preso suspeito de envenenar e matar filho de 3 anos e agredir ex-companheira no AM 27 de janeiro de 2026
    • Adriano Imperador denuncia golpe contra a mãe e pede devolução de R$ 15 mil: “Melhor devolver” 27 de janeiro de 2026
    • PC do Amazonas e do Pará prendem, no Marajó, suspeito de matar indígena e autônomo em Manaus 27 de janeiro de 2026
    • VÍDEO! Pastor entra em ponto de venda de drogas e faz oração diante de homens armados 27 de janeiro de 2026

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2026 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.