Close Menu
Portal do Moraes
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal do MoraesPortal do Moraes
    Subscribe
    • Início
    • Geral
    • Notícias
    • Economia
    • Esporte
    • Entretenimento
    Portal do Moraes
    Início » Vídeo mostra policiais abandonando presos em meio a incêndio em centro de detenção no México
    Mundo

    Vídeo mostra policiais abandonando presos em meio a incêndio em centro de detenção no México

    GUILHERME MORAESBy GUILHERME MORAES29 de março de 2023Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    Publicidade

    Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o momento em que começa o incêndio em um centro de detenção de migrante no México. Ao menos 38 pessoas morreram e outras 28 ficaram feridas. Inicialmente se falava em 39 e 40 vítimas fatais. Nas gravações é possível analisar que as autoridades não fizeram nenhum esforço para ajudar os detidos. O acidente aconteceu noite de segunda-feira, 27, (madrugada de terça, 28, no Brasil), na Ciudad Juárez, na fronteira com os Estados Unidos. Em declaração a imprensa, o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador, havia informado que o incêndio teve a ver com um protesto que os migrantes começaram após saberem que seriam deportados. “Como protesto, colocaram colchões na porta do abrigo e atearam fogo neles. Não imaginavam que isso ia causar esta desgraça terrível”, acrescentou López Obrador, ao confirmar o número de mores.

    Imagens de câmeras de segurança exibidas pela imprensa mexicana e que tiveram a autenticidade confirmada pelo governo mexicano mostram um grupo de pessoas, aparentemente migrantes, chutando um portão tentando abri-lo enquanto o fogo se propaga no local onde estão trancados. Ao mesmo tempo, pelo menos três agentes de migração uniformizados circulam do outro lado do portão sem fazer nenhuma manobra visível para auxiliá-los. Depois, a fumaça invade o local.

    O chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, afirmou no Twitter que “os responsáveis diretos pelos fatos foram apresentados” à Procuradoria-Geral. Ele não divulgou nomes. O instituto acrescentou que no momento do incêndio o centro de detenção tinha uma pessoa da Colômbia, uma do Equador, 12 de El Salvador, 28 da Guatemala, 13 de Honduras e 13 da Venezuela. O INM não anunciou o número de vítimas por nacionalidades, mas o governo de Guatemala confirmou a morte de 28 de seus cidadãos. A chancelaria equatoriana também reportou a morte de um de seus cidadãos. A tragédia gerou muitas reações de pesar. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu uma “investigação exaustiva” do evento, disse o seu porta-voz Stéphane Dujarric. No entanto, o embaixador dos Estados Unidos no México, Ken Salazar, considerou “uma lembrança dos riscos da migração irregular” e da urgência de reparar um “sistema migratório falido”, segundo um comunicado.

    A anistia Internacional disse que o incêndio “é consequência das restritivas e cruéis políticas migratórias compartilhadas pelos governos de México e Estados Unidos”. “Como é possível que as autoridades mexicanas tenham deixado trancados seres humanos sem possibilidade de escapar do incêndio?”, disse Erika Guevara Rosas, diretora para as Américas da organização, em um comunicado. Um relatório recente da Organização Internacional para as Migrações (OIM) informa que, desde 2014, cerca de 4.400 migrantes morreram, ou desapareceram, na fronteira entre México e Estados Unidos, de 3.180 km. O presidente americano, Joe Biden, endureceu a política migratória e obrigou os migrantes de Ucrânia, Venezuela, Cuba, Nicarágua e Haiti a pedirem asilo a partir dos países de trânsito, ou por meio de consultas online. As medidas estão sendo anunciadas no momento em que o presidente democrata é acusado pela oposição republicana de perder o controle da fronteira, com mais de 4,5 milhões de pessoas sem documentos interceptadas na região desde que ele assumiu o poder.

    Fonte: JP Notícias

    Destaques
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    GUILHERME MORAES
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Related Posts

    Brasil tem saldo positivo de 148,9 mil empregos com carteira assinada

    30 de junho de 2025

    Entenda como fica o IOF após derrubada de decreto

    28 de junho de 2025

    Ancestralidade preta x raiz popular: veja o que Caprichoso e Garantido apresentam na 2ª noite do Festival de Parintins

    28 de junho de 2025

    Comments are closed.

    Últimas notícias
    • Garantido é Campeão do 58º Festival de Parintins com espetáculo que exalta o Povo e a Cultura Amazônica 30 de junho de 2025
    • Eclipse solar total mais longo da história: saiba quando e onde acontecerá 30 de junho de 2025
    • Brasil tem saldo positivo de 148,9 mil empregos com carteira assinada 30 de junho de 2025
    • Presidente do Caprichoso abandona apuração do Festival de Parintins em protesto contra notas 30 de junho de 2025
    • Família de Juliana Marins pede nova autópsia à Justiça do Brasil 30 de junho de 2025

    Destaques Economia EMPREENDEDORISMO ENTRETENIMENTO INDÚSTRIAS MARKETING MULTIMÍDIA NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE TECNOLOGIA

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2025 Portal do Moraes. Todos os direitos reservados .

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.