O médico veterinário André Luís Sotero Vital foi punido nesta sexta-feira (17), com uma suspensão de exercício profissional de 80 dias pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Amazonas (CRMV/AM), por envolvimento em lutas clandestinas internacionais de cães e maus tratos aos animais que ocorreram em Mairiporã, região metropolitana de São Paulo.
De acordo com o Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, André Luis também foi punido com uma multa de R$ 3 mil pelo CRMV/AM após sofrer um processo ético da entidade.
Conforme informações da Polícia Civil de São Paulo, em 2019, a Delegacia de Proteção do Meio Ambiente da Polícia Civil do Paraná prendeu 41 pessoas e desarticulou um evento de lutas clandestinas de cães em Mairiporã, em São Paulo. Ao todo, 26 lutas estavam previstas para ocorrer no local. Dezoito animais da raça pit bull, quase todos feridos em razão das rinhas, foram encontrados no local, além da carcaça de um cachorro.
Na época, dentre os detidos estavam apostadores, criadores e treinadores dos animais, além de dois médicos, sendo um o veterinário André Luis Sotero Vital. Ao menos cinco estrangeiros também foram detidos também: um americano, dois peruanos e dois mexicanos. Os animais foram resgatados e mantidos sob escolta policial, aguardando transferência para um local adequado.
Durante os procedimentos policiais, os detidos foram autuados pelos crimes de maus tratos a animais, resistência e contravenção penal de aposta em jogo de azar. Eles ficaram à disposição da Justiça de São Paulo.
Fonte: A Acrítica