A vereadora de Borba Elizabeth Maciel de Souza (Republicanos), conhecida como “Betinha”, escapou do processo de cassação de seu mandato na última segunda-feira (03/11), após seus colegas votarem pelo arquivamento da denúncia de quebra de decoro parlamentar.
Betinha havido dito em uma sessão plenária no dia 29 de setembro, que seria “a favor da violência contra a mulher”, afirmando que “tem mulheres que merecem apanhar”.
A fala gerou uma repercussão negativa da Câmara Municipal de Borba, que abriu um processo contra a parlamentar por conta de cometários nas redes sociais, contra a fala da vereadora Betinha.
O vereador Manuel Nascimento de Souza, votou pelo arquivamento do processo, justificando que os autores da denúncia não comprovaram ser eleitores do município, o que fere o artigo 5º e o inciso I do Decreto-Lei 201.
Com isso, a maioria dos vereadores votaram pelo arquivamento da denúncia. Os vereadores Antonio Fábio Coelho, Edilson Fonseca Batista, Paulo Breno Passos de Freitas e Pedro Paes Vieira votaram a favor do arquivamento e o vereador Raimundo Heuclides se absteve da votação.
A vereadora Elizabeth Maciel (Republicanos), mais conhecida como “Betinha”, declarou em sessão da Câmara Municipal de Borba nesta segunda-feira (29/09), que “tem mulher que merece apanhar” e que “é a favor da violência contra a mulher”.
Durante a sessão plenária, a vereadora Betinha disse que seria a favor da violência contra a mulher, enquanto ela defendia o vereador Pedro Paz (UB), denunciado pela vereadora Professora Jéssica (DC), após levantar o dedo em sua direção durante pronunciamento na tribuna.
“Eu sou a favor da violência contra a mulher, sim, quando o homem bate na mulher, eu aprovo, mas eu também sou contra, quando a mulher bate no homem, tem mulher que merece apanhar, tem sim, sabe por quê? Às vezes eu já presenciei caso que a mulher se bate ela mesma para condenar o homem”, disse a parlamentar.

