Declaração de Elizabeth Maciel, conhecida como Betinha, gerou indignação nacional; ela publicou vídeo pedindo desculpas e dizendo que foi expressão infeliz, enquanto movimentos sociais pedem punição.
Uma declaração da vereadora Elizabeth Maciel (Republicanos), conhecida como Betinha, durante sessão na Câmara Municipal de Borba (AM), provocou forte repercussão e indignação em todo o país. Em plenário, ela afirmou: “Eu sou a favor da violência contra a mulher. Tem mulher que merece apanhar mesmo”.
O episódio ocorreu em um estado que ocupa o segundo lugar no ranking nacional de homicídios de mulheres por 100 mil habitantes, segundo o Atlas da Violência 2025. Entre 2023 e 2024, o Amazonas registrou um dos maiores aumentos nos índices de feminicídio. Por isso, a fala da parlamentar gerou forte reação de movimentos sociais, parlamentares e cidadãos, que exigem providências legais e políticas. Nas redes sociais, internautas pedem respeito e apontam a necessidade de punição.
Em vídeo publicado em suas redes sociais, Betinha se retratou, afirmando que usou “uma expressão infeliz” que não representa seu pensamento e que não teve intenção de apoiar qualquer tipo de violência contra a mulher. Até o momento, a Câmara Municipal de Borba não anunciou qualquer medida disciplinar, o que mantém a polêmica em evidência.