Tubarão da Groenlândia nascido no sec. 17, o vertebrado mais antigo da Terra
O tubarão da Groenlândia está entre os maiores do mundo. São comparáveis, em tamanho, aos grandes brancos. Eles podem crescer tanto quanto 6,4 metros, e tão pesados quanto 1.000 kg, embora o típico tubarão da Groenlândia pese cerca de 400 kg e tenha entre 2,44 a 4,8 metros de comprimento. Segundo a BBC, ‘Os tubarões da Groenlândia são agora os vertebrados de vida mais longa conhecidos na Terra. Os pesquisadores usaram datação por radiocarbono para determinar as idades de 28 dos animais e estimaram que uma fêmea tinha cerca de 400 anos’. Eles são principalmente necrófagos, comendo tudo (vivo ou morto), incluindo peixes, focas, ursos polares e baleias. Entretanto, não são perigosos para o ser humano.
Nascido, provavelmente, em 1620
Uma pesquisa publicada na Science demonstrou que os cientistas usaram datação por radiocarbono de proteínas oculares para determinar as idades de 28 tubarões da Groenlândia. Assim, estimaram que uma fêmea tinha cerca de 400 anos.
A BBC ouviu Julius Nielsen, da Universidade de Copenhague e principal autor. Para ele “tínhamos nossas expectativas de que estávamos lidando com um animal incomum. Mas acho que todos que participaram desta pesquisa ficaram muito surpresos ao saber que os tubarões eram tão velhos.”
Nielsen explicou: “A lente do olho do tubarão da Groenlândia é composta de um material especializado – e contém proteínas que são metabolicamente inertes.”
“Isso significa que, depois que as proteínas foram sintetizadas no corpo, elas não são mais renovadas. Desse modo, podemos isolar o tecido que se formou quando o tubarão era filhote e fazer a datação por radiocarbono.”
E conclui a BBC: Como a datação por radiocarbono não produz datas exatas, eles acreditam que ela poderia ser tão “jovem” quanto 272 anos ou tão velha quanto 512. Mas provavelmente estava em algum lugar no meio, então cerca de 400 anos.
Segundo os especialistas, um tubarão desta espécie só atinge a maturidade sexual aos 150 anos! Não é incrível? A descoberta é tão fora de série que até veículos que não abrem espaço a estes assuntos se renderam.