TEFÉ (AM) – Três homens foram presos durante a Operação Interior Mais Seguro, deflagrada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), na terça-feira (1º). A ação ocorreu em Tefé, a 523 quilômetros de Manaus, e teve como foco o combate ao tráfico de drogas na região.
Foram detidos Ariel Castilho Lopes, de 29 anos; Eukson Pantoja Barbosa, 34; e Kevyn Rodrigues dos Santos, 23. Segundo a Polícia Civil, a operação cumpriu mandados de busca e apreensão e resultou na apreensão de porções de drogas, balanças de precisão, celulares e outros materiais utilizados na atividade criminosa.
De acordo com o delegado Renato Ferraz, titular da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Tefé, as investigações indicaram que o grupo atuava no envio sistemático de entorpecentes para outros municípios, como Coari e a capital Manaus.
“As diligências mostraram que Tefé estava sendo usada como base estratégica para o tráfico. Com as provas reunidas, conseguimos identificar os envolvidos, aprofundar as investigações e cumprir os mandados judiciais com êxito”, explicou o delegado.
Ainda segundo a polícia, Ariel Castilho foi liberado após prestar depoimento, pois nenhum material ilícito foi encontrado com ele. Já Eukson Barbosa teve um mandado de prisão cumprido para execução de pena em aberto. Kevyn dos Santos foi preso em flagrante por tráfico de drogas e teve a prisão convertida em preventiva pela Justiça.
Os detidos permanecem à disposição do Poder Judiciário. A operação faz parte de um esforço das forças de segurança para coibir a atuação do crime organizado no interior do estado.