Estudo mostra que com a alta no número de compras pela internet e do faturamento do e-commerce, as empresas precisam estar preparadas para atender a demanda
Entender o que realmente o cliente deseja é parte fundamental do processo de vendas. As técnicas de vendas fazem parte desse conjunto de estratégias que as empresas podem utilizar para vender mais, afinal, todo empresário desejar ter clientes satisfeitos e que eles desenvolvam um relacionamento de longo prazo.
Um Estudo do Movimento Compre&Confie, em parceria com ABComm, mostra que houve alta de 65,7% no número de compras pela internet no período de 2020 e que o faturamento do e-commerce cresce 56,8% neste ano e chega a R$ 41,92 bilhões, por isso as empresas precisam estar preparadas para atender esta demanda.
Os clientes geralmente têm dúvidas se realmente compram ou não um produto ou serviço, são as famosas objeções. As empresas precisam aprender a lidar com elas para que possam vender mais pela internet. Quando um potencial cliente faz uma pergunta, é um sinal de que está interessado, mas talvez ainda não esteja pronto para comprar.
Geralmente, as objeções surgem porque o cliente em potencial não tem um entendimento completo do que a empresa está vendendo e até do que realmente ele quer. ‘As pessoas querem se sentir bem ao comprar algo. Elas querem ter certeza de que tomaram a decisão certa’, destaca a especialista em vendas e produção de conteúdo para a internet, Lucilia Notaroberto.
As empresas podem refletir sobre a frequência com a qual reduzem o preço de seu produto ou serviço apenas para fechar uma venda. A decisão de simplesmente baixar o preço pode impedir que empreendedores tenham meios de gerar valor e vender mais.
Entender que o preço pode ser somente uma desculpa para a verdadeira objeção ajudará empresas a vender mais pela internet. O preço normalmente é apenas um tipo de objeção, que é muito comum na mente do consumidor.
Os clientes em potencial terão objeções, por exemplo, sobre a falta de tempo, será que isso funciona mesmo ou até pensar se a essa empresa é confiável. Às vezes, as pessoas simplesmente não estão interessadas, mas não sabem como dizer não ou realmente não podem pagar.
Aprender técnicas para vender mais é importante para que as empresas não percam tempo com clientes errados, que não irão comprar e ter certeza de que ao falar com o cliente certo ele terá todas as informações de que precisa para tomar uma boa decisão de compra. Lucilia ainda conta que toda empresa precisa estar conectada à internet informando e educando todos os dias o seu cliente a fazer a compra certa, garantindo assim a sua satisfação e uma relação de longo prazo.
A produção de conteúdo, bem como todas as técnicas existentes em treinamentos de vendas, ajudam empreendedores a vender mais pela internet, afinal empresas que não estão conectadas dificilmente terão sucesso com seus clientes.